Pagamento online para médicos: como funciona

Entenda os benefícios e riscos desta modalidade de pagamento e saiba como implementá-la em seu consultório

A era digital reflete em diversos aspectos do ambiente médico, até mesmo nos pagamentos. De acordo com a pesquisa Febraban realizada em 2020, houve um crescimento de 121% no internet banking (serviços bancários feitos por meio da internet). Isso mostra o quanto os consumidores estão buscando por essa forma de pagamento, inclusive nos consultórios médicos.

Diante desse cenário, é preciso entender todas as mudanças que estão ocorrendo em relação às formas de pagamento para que uma empresa possa se manter alinhada com as expectativas de seus clientes e atendendo às suas necessidades.

Sabe-se que algumas pessoas ainda preferem o dinheiro ou o cartão como formas de pagamento. Porém, a aceitação das inovações de pagamento móvel cresce rapidamente a medida em que os nativos digitais, nascidos na era da tecnologia, tornam-se expressivos na forma de trabalho e consumo. Por isso, a opção de pagamento online surge como uma forte aliada para clínicas e consultórios.

De acordo com o diretor do grupo Asse e especialista em Infraestrutura da Tecnologia da Informação, Vitor Marinho Filho, a transformação digital mudou o modo como consumimos produtos, alavancando tecnologias e modelos de negócios. “Essa nova geração é muito mais ligada aos recursos tecnológicos. Seus membros exigem experiências cada vez mais personalizadas e imediatas, estando mais propensos a utilizarem os novos meios de pagamento que vêm surgindo, além de manterem o uso constante de apps financeiros”, afirma.

Mas quais são os principais benefícios e também os riscos de se adotar esta forma de pagamento em seu consultório?

Benefícios e riscos do pagamento online

Segundo Vitor, as principais vantagens de incorporar esta forma de pagamento nos consultórios médicos são:

  • Praticidade e segurança para os pacientes
  • Melhora na organização financeira da clínica
  • Possibilidade de atender as demandas do mercado e as necessidades dos pacientes

No entanto, por ser um meio relativamente novo, é preciso estar atento as evoluções e aos riscos inerentes a todos os negócios online. “Com isso em mente, sempre busque parceiros de negócios com estrutura reconhecida, que sejam atuantes no mercado, consultando colegas e outras empresas que sejam usuárias do prestador de serviço contratado. Consultar as redes sociais, e buscar comentários no Google e no Reclame Aqui também são boas estratégias para avaliar a empresa que vai contratar”, aconselha.

Quais são as principais formas de pagamento online e como funcionam?

O pagamento online funciona de forma simples e objetiva, oferecendo aos pacientes a possibilidade de  realizar o pagamento médico à distância. Por meio de um software médico, por exemplo, o profissional gera um link de pagamento que é enviado por WhatsApp, SMS ou e-mail para o paciente, que consegue pagar o procedimento de qualquer lugar.

O ideal é que sua clínica conte com um software médico que ofereça esse meio de pagamento, para que todas as suas movimentações financeiras fiquem centralizadas em um único local. A vantagem é que ao registrar todas as suas transações em um software, além de ter maior controle financeiro de seu consultório, você também consegue garantir mais segurança para o paciente que irá realizar o pagamento.

Em geral, os softwares médicos funcionam da seguinte forma:

  • Um link de pagamento é gerado pelo próprio sistema;
  • O médico copia esse link para enviá-lo ao paciente por qualquer canal, como SMS;
  • Como o pagamento é realizado pelo paciente com seu cartão de crédito, é necessário conferir quais bandeiras são aceitas.