Marketing e redes sociais: o que o pediatra pode e não pode fazer?

Neste conteúdo, listamos algumas ações de Marketing Digital que podem colaborar com a sua prática e outras que nunca devem ser realizadas, a fim de preservar sua imagem e carreira. Veja a seguir

Em todas as especialidades da Medicina, o Marketing e as redes sociais surgem para somar. Porém, apesar da imensa quantidade de vantagens que envolvem investimentos nesse ambiente digital, alguns cuidados são necessários para que o médico não acabe prejudicado. Na Pediatria, os cuidados são ainda maiores, visto que esses especialistas lidam diariamente com crianças indefesas e seus responsáveis. Saber como agir no grande universo da internet é essencial para fortalecer a carreira e evitar imprevistos negativos possivelmente gerados por falta de dados sobre o tema.

Ao levar em consideração as informações acima, a seguir, você tem acesso a uma lista completa do que o pediatra pode e não pode fazer nas redes sociais.

O que o pediatra pode fazer:

  • Produzir conteúdos relevantes e informativos

Esse passo é fundamental para atrair o público-alvo e conquistá-lo. Afinal, dessa maneira, você mostra aos responsáveis pelo paciente que está disposto a trazer compreensão sobre exames, condições e procedimentos. Cuidar de uma criança pode ser desafiador, principalmente para os pais de primeira viagem, por isso, eles estão sempre atrás de conteúdos de qualidade sobre a saúde de suas crianças.

Invista em suas legendas e stories, e lembre-se de utilizar uma linguagem de fácil compreensão. Hoje, mecanismos como enquetes, reels (no caso do Instagram) e “perguntas e respostas” também são estratégias fundamentais para aumentar o seu público e fortalecer a relação médico-paciente ou médico-família.

  • Investir em publicações pagas

Este é um passo cuidadoso, mas possível. Você pode sim pagar pela divulgação de suas publicações e seus stories. Porém, essas publicações devem ser pautadas na ética profissional. Quando você paga por uma divulgação no Instagram e no Facebook, por exemplo, seu alcance passa a ser maior, promovendo visibilidade ao seu perfil profissional. Na Pediatria, publicações sobre o espaço de atendimento também são bem-vindas e, ao estabelecer um perfil profissional, ou de empresa, é possível ter acesso a dados e métricas sobre acessos, crescimento nas redes, entre outras informações.

  •  Responder comentários e dúvidas

Muitos pediatras não sabem, mas, ao manter um relacionamento ativo com os seguidores, uma estratégia de Marketing também é aplicada. Pais possuem dúvidas e, por vezes, essas questões são expostas em publicações feitas pelo médico. Responder às perguntas e esclarecer situações de forma branda é fundamental para demonstrar comprometimento com o serviço. Esteja atento apenas para não se envolver em polêmicas. Na internet todo cuidado é pouco.

  •  Postar informações sobre a rotina sem expor pacientes

Nas redes sociais é possível incluir informações da prática diária, mas sem incluir imagens das crianças atendidas, principalmente sem autorização de seus responsáveis. Essa é uma ação que pode gerar, inclusive, processos jurídicos e prejudicar sua imagem profissional.

O que o pediatra não pode fazer:

  • Anunciar técnicas não reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)

Nunca divulgue serviços e técnicas que não sejam reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina. Além de ser antiética, essa ação é proibida e pode ocasionar punições ao profissional. Divulgue apenas o que é permitido, dominado tecnicamente e profissionalmente seguro.

  • Divulgar antes e depois com as crianças

A divulgação de imagens com antes e depois também é proibida. Essa proibição vai além das redes sociais e é válida para os demais tipos de ações de Marketing. Quando o paciente é uma criança, essa realidade se torna ainda mais grave. Vale destacar que o Código de Ética Médica veda ao médico, em seu artigo 75 do capítulo IX – Sigilo Profissional, “fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou seus retratos em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos médicos, em meios de comunicação em geral, mesmo com autorização do paciente”.

  •  Garantir resultados terapêuticos

Na internet, além de ser proibido, garantir resultados terapêuticos aos seus pacientes pode gerar sérios problemas – principalmente em casos de resultado contrário ao previsto ou desejado. Por isso, jamais inclua esse tipo de conteúdo em suas ações de Marketing.

  • Divulgar serviços sem o número do CRM

De acordo com o artigo 118 do capítulo XIII – Publicidade Médica do Código de Ética Médica, é vedado ao médico “deixar de incluir, em anúncios profissionais de qualquer ordem, o seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina”.

Sucesso nas mãos de quem sabe

As ações de Marketing nas redes sociais, seja no Instagram, Facebook ou Twitter, por exemplo, são cruciais e podem gerar ótimos resultados ao fluxo de pacientes de um pediatra. Porém, essa estratégia de alcance e fortalecimento de marca deve ser criteriosa, colocando o sigilo e a segurança do paciente sempre em primeiro lugar. O Marketing Digital tem um potencial de sucesso nas mãos de quem sabe utilizá-lo.