[__]

Relatório do IESS mostra volume de empregos no setor de saúde

Por:

Universo DOC

- 23/10/2020

O Instituo de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) divulgou o Relatório do Emprego na Cadeia Produtiva de Saúde com dados referentes até o mês de julho de 2020. De acordo com o documento, no mês de julho, somente no setor privado, o país abriu 131.010 postos de trabalho, sendo esse o primeiro saldo positivo desde fevereiro. Deste total, o segmento de saúde (denominado Saúde Humana e Serviços Sociais na pesquisa) foi responsável 13.649 vagas.

No setor público de saúde, o documento mostra que havia 458,7 mil pessoas empregadas na esfera municipal nos 292 municípios analisados, o que representou um aumento de 5,1% em comparação a abril. Já na esfera estadual, havia 376,3 mil pessoas empregadas, crescimento de 3,3% em relação a abril. E em âmbito federal havia 243,5 mil postos de trabalho, crescimento de 1,4% em comparação a abril.

 

o documento faz a ressalva de que os dados apresentados podem estar subestimados, uma vez que devido ao enfrentamento da covid-19, estados e municípios têm recorrido à contratação de entidades privadas para gestão de serviços públicos de saúde, como por exemplo os hospitais de campanha.