O papel do médico gestor

Como fazer a transição de médico para gestor? Como mudar um raciocínio clínico para um raciocínio administrativo? Durante a longa formação profissional, nem sempre o médico é apresentado (e estimulado) a desenvolver seu lado gestor e empreendedor. Este curso apresenta os desafios de assumir o papel de gestor e a pensar estrategicamente sem deixar de lado a paixão pela saúde.

Eduardo D'Aguiar
Eduardo D'Aguiar

Graduado em Medicina, é gerente de Saúde Corporativa de uma multinacional holandesa de Engenharia, buscando integrar soluções entre a Saúde Ocupacional, Assistencial e Programa de Promoção de Saúde, de forma a garantir a sustentabilidade entre o cumprimento dos requisitos legais, exigências de clientes e diminuição de sinistralidade. Exerce atividade voluntária na Associação Paulista de Medicina como membro do Núcleo Técnico do Programa CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar). Fellow da Fundação Eisenhower (EUA – Filadélfia) para bolsa sobre Programas de Qualidade de Vida e Promoção de Saúde/ 1996. Atualmente, é o diretor executivo do capítulo brasileiro (ABEFellows). Professor do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas/ SP, no curso de Gestão em Saúde e professor do curso de especialização em Gestão em Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein/ SP.

O que vou aprender aqui?

Assumir o papel de médico gestor é um grande desafio que requer autoconhecimento, planejamento, liderança e, acima de tudo, paixão pela saúde.

Apostila

Assumindo o papel de gestor

Raciocínio clínico x Raciocínio Administrativo

Conheça 8 critérios de modelos de gestão

Checklist: como avaliar seu modelo de gestão

Construindo seu papel de líder com ética, transparência e gestão

Boas práticas de liderança

Planejamento: o equilíbrio entre assistência e gestão

Infográfico: como é o seu planejamento?

Desafio da gestão: promovendo integração para o melhor resultado para o paciente

8 dicas para fazer a gestão das pessoas

Como se adaptar a diversas situações no papel de médico gestor

Referências para seguir os estudos

Avaliação final

Compartilhe