[__]

Planejamento de vida (e financeiro) para jovem médico

Por:

Francinaldo Gomes

- 08/10/2020

planejamento jovem médico

Em maio de 2017, tive a felicidade de conquistar a tão sonhada independência financeira, cerca de 14 anos após ter ficado sem dinheiro para compras de supermercado, mesmo sendo médico. Foi quando percebi que, como a grande maioria dos médicos, eu sabia ganhar dinheiro, mas não sabia cuidar do dinheiro que ganhava. Desde então passei a exercer a Medicina por gosto e não mais por necessidade. Ainda hoje vejo grande parte dos médicos brasileiros focados na qualificação técnica e sendo usados como instrumentos para enriquecer planos de saúde, governo, cooperativas médicas, bancos e organizações sociais de saúde (OSS). Quando comecei a ensinar a disciplina de Empreendedorismo e Inovação em Saúde para os alunos de Medicina de Universidade Federal do Pará (UFPA) percebi que, com planejamento, o jovem médico tem todo o arsenal para ter sucesso e enriquecer, podendo, portanto, construir um futuro melhor para a Medicina brasileira.

Como esse tema é de extrema importância na atualidade, decidi, então, compartilhar os quatro pilares para enriquecer na Medicina com os leitores do Universo DOC. Os pilares funcionaram para mim e, certamente, funcionarão para vocês também.

Pilar 1. Seja o senhor da sua vida

Se você trabalha para enriquecer os outros, eis algumas atitudes para virar este jogo:

1) Busque alta performance no seu trabalho por meio da eficiência no uso dos recursos;

2) Tenha mais tempo livre no presente por meio do aumento da produtividade pessoal obtida com técnicas como GTD (metodologia de produtividade)* e a matriz de Eisenhower (ferramenta utilizada para priorizar tarefas e orientar os processos de tomada de decisão nas organizações)**;

3) Ganhe mais anos de vida no futuro usando uma estratégia de enriquecimento com saúde;

4) Cuide da saúde física e mental. Por isso, tenha uma alimentação adequada, pratique atividade física regular e inspire-se por meio de histórias de sucesso.

Pilar 2. Seja bem-sucedido nos negócios

Se você acha que empreender é difícil, difícil é trabalhar a vida toda para enriquecer outros e depois depender do INSS para pagar as contas. Os médicos costumam ter seus consultórios e clínicas, mas acabam não sendo bem-sucedidos por não saberem gerir suas empresas. Para ser bem-sucedido nos negócios não basta apenas ser bom tecnicamente. É preciso ter conhecimento empresarial, planejamento e dedicação, pois o negócio próprio, se bem gerenciado, torna-se uma fonte de renda passiva e sustentável.

Pilar 3. Seja protagonista das melhorias

O médico é um empreendedor nato. No entanto, ele acaba se comportando mais como consumidor do que protagonista dos avanços tecnológicos que ocorrem dentro e fora da Medicina. Apenas para informação, dos 20 médicos mais ricos do mundo, apenas um enriqueceu exercendo a Medicina; os demais enriqueceram empreendendo dentro e fora da Medicina. Estratégias como “A estratégia do Oceano Azul” e “O jeito Disney de Gerenciar seu Negócio”, além de técnicas de escalonamento de negócios digitais como “A Fórmula de Lançamento” e “O Negócio do Século XXI”, são modelos de grande utilidade e facilmente aplicáveis aos negócios dentro e fora da Medicina.

Pilar 4. Tenha atitude

Após aprender os pilares apresentados anteriormente, sem atitude você será um obeso mental. A Medicina se comporta como uma pessoa extremamente ciumenta, ou seja, se você não agir, ela não vai te deixar fazer nem pensar em outras coisas. Por isso, é necessário agir em prol do seu próprio enriquecimento e do seu sucesso. Ninguém fará isso para você.

Implementar esses quatro pilares me proporcionaram a independência financeira aos 42 anos de idade e o sucesso na carreira médica. Portanto, eu passei a trabalhar por gosto e não mais por necessidade; meu rendimento aumentou; passei a ter mais tempo para cuidar da saúde, para ficar com a família e com os amigos. Eu escolho, então, onde trabalhar, quando trabalhar, como trabalhar e por quanto trabalhar. Eu exerço a Medicina que sempre sonhei. Como neurocirurgião especialista em cirurgia de epilepsia, eu desenvolvo essa área da Neurocirurgia na cidade de Belém do Pará. E isso tem me feito um bem danado.

Eu escolhi ter sucesso na Medicina. E você?