IESS divulga dados sobre empregabilidade na Saúde em 2022

Ana Paula Costa 2 minutos

Folder

A primeira metade de 2022 trouxe ares positivos para profissionais da área da Saúde: de acordo com relatório do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), cresceu o número de empregados formais no setor, chegando a um total de quase 4,7 milhões de contratados.

De acordo com a 57ª edição do Relatório do Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde, disponibilizada em abril deste ano no site do IESS, o número de empregados formais na cadeia da Saúde em fevereiro deste ano aumentou, se comparado com dados de novembro do ano anterior. O aumento em termos percentuais foi de 1% no trimestre.

IESS divulga dados sobre empregabilidade na Saúde em 2022

Os dados do estudo contemplam tanto o âmbito público quanto o privado, que obtiveram diferentes resultados. O setor público manteve sua estabilidade, com variação de 0.0%, enquanto o segundo cresceu, apresentando um acréscimo de 1,2%.

Saldo de empregos

Em relação ao saldo de empregos (diferença entre funcionários admitidos e desligados em um mês), todas as regiões do país, exceto a Norte, tiveram resultado positivo. Segundo o relatório, a região Sudeste obteve o maior saldo da cadeia, impulsionado pelo desempenho positivo do setor privado. A região apresentou um número de aproximadamente 14 mil novas vagas.

Impacto da pandemia

Em contrapartida, os dados do mercado de trabalho total de fevereiro de 2022, comparados com os de novembro de 2021, contaram com uma queda de 1% no número de empregados. Tendência que se iniciou durante a pandemia de covid-19 e que demonstra que o setor da Saúde continua aquecido, na contramão de outros setores da economia. Uma excelente notícia para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a área.

Mais informações e o relatório da IESS completo podem ser acessados aqui.

 

Faça parte da nossa Newsletter e receba assuntos exclusivos
para impulsionar sua carreira médica.

x

Revista DOC nova edição

100% Gratuita

Faça seu download já