ANS divulga lista de hospitais que aderiram ao Programa de Monitoramento da Qualidade hospitalar

Folder

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou a lista de hospitais participantes do Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar. Ao aderir ao programa, o hospital tem a possibilidade de aperfeiçoar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários, sendo ainda possível acompanhar o desempenho mensal da qualidade e identificar oportunidades de aprimoramento. Por outro lado, a divulgação dos resultados permite comparabilidade e confere maior transparência.

Melhoria da qualidade dos serviços e avaliação do desempenho

O Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar visa incentivar a melhoria da qualidade dos serviços por meio do monitoramento e avaliação do desempenho e qualidade assistencial dos prestadores de serviços hospitalares, através de indicadores que são coletados pelo Sistema de Indicadores Hospitalares (Sihosp). Ele permite a análise para todo o setor por meio de metodologia única e padronizada. A avaliação é realizada pelo órgão regulador, de forma técnica e imparcial, possibilitando criar uma série histórica para efeitos de comparação de desempenho ao longo dos anos.

Resultados contribuem para ganho reputacional e credibilidade do hospital

De acordo com a ANS, os resultados são divulgados por meio de metodologia de comparabilidade dos hospitais, classificados por cinco faixas identificadas por cores, com transparência e confiabilidade, o que contribui para o ganho reputacional e de credibilidade do hospital junto aos usuários, operadoras e sociedade em geral.

Possibilidade de benchmarking e informações para a melhoria da gestão assistencial

A Agência também ressaltou que, dentre as vantagens de fazer parte do programa, também estão a possibilidade de benchmarking (comparativo dos resultados do próprio hospital com os da média do setor e com outros resultados dos hospitais de excelência do Brasil) e o acesso a relatórios emitidos pelo sistema, que identifica lacunas e oferece informações para a melhoria da gestão assistencial do hospital. A participação da unidade hospitalar ainda favorece a implantação de modelos de remuneração baseados em valor, além de a unidade inscrita poder estar em eventos, seminário e oficinas exclusivos para os membros do programa.

Confira aqui a lista dos hospitais participantes do Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar.

Confira aqui a lista dos hospitais que são elegíveis ao Programa para o ano-base 2022.

 

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

 

Faça parte da nossa Newsletter e receba assuntos exclusivos
para impulsionar sua carreira médica.

 

 

x

Revista DOC nova edição

100% Gratuita

Faça seu download já