Ministério da Saúde lança projeto que reúne dados sobre lesões por violências e acidentes

Juliana Temporal 2 minutos

Folder

O Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, lançou um projeto tecnológico que vai integrar e compartilhar informações sobre lesões por violências e acidentes. A medida será implementada por meio de uma base de dados unificada e atualizada em tempo real para apoiar o atendimento, a gestão, subsidiar melhorias no atendimento e embasar políticas públicas.

O projeto – Tecnologia de Rápido Acesso Unificado para Mitigação da Acidentalidade (TRAUMA) – surgiu no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A criação do banco terá como protocolo padrão o envio e a consulta das informações sobre o atendimento a traumas, o que possibilitará a criação de painéis de gestão com informações mais qualificadas.

Durante o lançamento do projeto, o Ministério da Saúde destacou a importância dos dados para a tomada de decisões. A medida vai integrar informações de diferentes sistemas relacionados à saúde, como da Atenção Pré-Hospitalar Móvel e do Prontuário Eletrônico do Paciente, além de parceiros externos, como segurança pública.

A iniciativa conta ainda com o envolvimento do Departamento de Análise de Saúde e Doenças Não Transmissíveis (DASNT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES).

PROADI-SUS

O PROADI-SUS é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pela pasta.

Os hospitais que participam do programa são Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital do Coração, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.

 

Faça parte da nossa Newsletter e receba assuntos exclusivos
para impulsionar sua carreira médica.

 

 

x

Revista DOC nova edição

100% Gratuita

Faça seu download já