Quando é o momento de contratar um gestor para sua clínica

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A importância e os benefícios de uma gestão profissional no seu negócio

Na administração do consultório ou clínica, o médico empreendedor desempenha diversos papéis e acumula responsabilidades além do serviço principal de atendimento e assistência aos pacientes. Principalmente no início do negócio, administrar essas demandas pode ser bastante desafiador, mas com as estratégias adequadas e evitando certas práticas, é possível fazê-lo com excelência. Conforme o negócio cresce, todavia, esse acúmulo de tarefas pode se tornar um fardo e causar prejuízos, por isso é importante identificar quando concentrar as tarefas no médico já não é mais sustentável e a contratação de um gestor se torna a melhor estratégia.

A importância do gestor

Na área da Saúde, há certos assuntos importantes que o gestor da clínica – seja ele o médico ou não – deve dominar para fazer uma boa administração do negócio, o que pode envolver questões financeiras ou as particularidades da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo, que se não for cumprida pode gerar multas e outras sanções. Felizmente, hoje há inúmeros cursos e materiais disponíveis por meio dos quais o médico pode se atualizar sobre tais assuntos, como os livros: LGPD e o Impacto nas Clínicas e Consultórios: Como se Preparar e Finanças no Consultório: Como Maximizar os Resultados. No entanto, ter a presença de um especialista com o conhecimento necessário para adequar o negócio às regras vigentes faz toda a diferença para evitar erros que, principalmente na área médica, podem custar muito caro.

Outro aspecto em que a presença de um gestor pode trazer benefícios é no atendimento aos clientes, já que em seu papel esse profissional poderá avaliar o ambiente e a qualidade dos serviços prestados para aprimorá-los. O gestor poderá trazer segurança de que a decoração, manutenção, limpeza e atendimento estão em dia e com o padrão de qualidade desejado, deixando os clientes mais satisfeitos e propensos a voltar.

Já no âmbito financeiro, todavia, é onde esse profissional pode se tornar mais útil com o crescimento do negócio. O especialista em gestão poderá administrar o salário dos funcionários, pagar as taxas referentes à empresa e também identificar áreas em que o dinheiro pode ser melhor distribuído, criando estratégias para evitar gastos desnecessários e identificando oportunidades de crescimento.

 

Escolhendo o gestor

Escolher a pessoa para ocupar esse papel tão importante para o negócio pode não ser fácil, no entanto, a internet pode ser uma grande aliada nisso. Através de canais como o LinkedIn, é possível buscar e contatar diretamente os profissionais com o perfil desejado, além de ser possível encontrar os melhores cursos da área de gestão em Saúde e procurar opções dentre seus formandos.

Na busca por candidatos, é importante saber avaliar suas qualificações. Uma boa presença nas redes sociais, por exemplo, é um bom indicativo, principalmente com o crescimento da divulgação de clínicas e consultórios nelas.

Um ponto muito importante é a formação do profissional. Como atualmente existem diversos cursos e especializações disponíveis sobre gestão, especificamente em Saúde, é preferível que o candidato possua especialização nesta área. Um bom curso deve incluir conhecimentos sobre:

  • Aspectos jurídicos da área da Saúde;
  • Administração financeira;
  • Gestão de pessoas;
  • Marketing;
  • Softwares atuais de gestão de agendas e clínicas;

Outro aspecto que pode destacar um profissional são suas experiências anteriores nesta e em outras áreas do conhecimento. Como pontuado na matéria “Especialização em gestão de Saúde: o que você precisa saber”, atualmente o perfil dos interessados em cursos em gestão de Saúde é bastante diverso, e especialistas de outras áreas, como direito e engenharia, têm investido nesse tipo de formação. Profissionais com experiência em outros ramos podem trazer novas perspectivas e oportunidades à empresa.

Já em relação ao perfil do candidato a gestor, é importante que ele possua boas habilidades de comunicação, desenvolvimento de relacionamentos interpessoais e liderança, pois será responsável por lidar com todos os outros colaboradores da clínica e, portanto, tais características serão imprescindíveis para a criação de um ambiente de trabalho saudável e eficiente para todos.

 

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