Tudo o que você precisa saber para decorar o seu consultório

Mariana Lopes 6 minutos

Folder

Leia a matéria e encontre as melhores dicas para decorar seu ambiente de trabalho de forma atrativa e aconchegante

Escolher a decoração do ambiente de trabalho é uma tarefa entusiasmante, mas muitas vezes desafiadora. Boas estratégias de decoração podem ser grandes aliadas para as empresas, garantindo uma boa impressão e marcando a identidade do local. No caso de um consultório médico, além desse cuidado com a decoração ser indispensável para a estética, que é um dos fatores que contribuem para a fidelização do paciente, é necessária também uma atenção especial em relação à segurança e à funcionalidade.

Ter o próprio consultório é o sonho de muitos profissionais da área da Saúde, que dedicam anos de estudo para se capacitarem e, assim, se tornarem bons profissionais. Para impulsionar o sucesso do consultório, a decoração deve refletir o empenho e compromisso que ele tem com sua carreira, priorizando uma experiência humana para seus pacientes e transmitir o cuidado que haverá na relação entre ambos e gerando uma experiência positiva.

Confira alguns fatores que devem ser levados em consideração para acertar nessas escolhas:

Invista na otimização do espaço
A primeira coisa que precisa ser avaliada é a funcionalidade do local. A partir disso, poderá ser planejada a decoração e decididos quais móveis irão compor o ambiente. É importante que a escolha não prejudique a circulação dos pacientes e funcionários, levando também em consideração a importância de o local ser acessível para portadores de necessidades especiais, como cadeirantes ou deficientes visuais. Por isso, é importante não exceder a quantidade de móveis necessária. Uma dica interessante é investir na utilização de itens decorativos, como quadros, pinturas e revestimentos.

Pense no seu público-alvo
Outro fator decisivo para uma decoração assertiva é definir o público-alvo do consultório de acordo com a especialidade que você atende. A decoração ideal para um consultório pediátrico não vai atender bem um especialista em Dermatologia, por exemplo. É fundamental caprichar no cuidado com sala de espera: o paciente e acompanhantes passam uma boa parte do tempo ali, então ela precisa ser confortável e adequada ao seu público, de acordo com a faixa etária. Se você atende crianças, é interessante ter um miniparquinho e disponibilizar alguns brinquedos educativos (como joguinhos, livros ou blocos de montar). Se atende adultos, invista no conforto.

Itens decorativos
Para criar um ambiente mais humanizado, é interessante utilizar alguma foto da sua família na decoração. A exposição de alguns diplomas em quadros facilita o reconhecimento da autoridade do médico, por isso é interessante investir nesse detalhe. Além disso, confira algumas dicas para acertar nas escolhas:

  • Quadros: Um item que pode trazer um toque especial para a decoração são os quadros. No entanto, é preciso ter cuidado com os sentimentos que eles transmitem. Evite imagens que retratem pessoas sozinhas ou figuras tristes. Opte por pinturas com imagens alegres, que transmitam paz e esperança e propiciem um ar de leveza. Uma boa opção são figuras que retratem a natureza, como flores, animais ou paisagens.
  • Plantas: Na escolha das plantas, optar pelas artificiais pode reduzir os cuidados que seriam necessários com plantas naturais, que demandam atenção diária para não apresentarem aspecto ruim.
  • Livros, revistas e wi-fi: É importante que na sala de espera haja estratégias para distrair o paciente enquanto ele aguarda a consulta ou o exame, principalmente quando ocorrer algum imprevisto que gere atraso. Disponibilizar revistas, televisão e assentos confortáveis auxilia a manter o paciente mais calmo enquanto espera. Esses itens podem ser organizados de modo que colaborem com a decoração do local, combinando com o estilo escolhido. Além disso, é essencial disponibilizar wi-fi, pois hoje essa é a melhor forma de distrair os pacientes.

Como escolher a cor ideal?
A Vigilância Sanitária estabelece como regra o uso de tintas claras e laváveis, tanto em paredes quanto em divisórias. Dessa forma, o ambiente sempre passará pela higienização adequada, garantindo maior segurança para saúde dos pacientes e dos funcionários.

Por um bom tempo, o branco foi tendência na escolha da pintura das paredes. Hoje, já se reconhece o uso de cores mais quentes ou em tons pastéis em contraste com o branco, para dar um ar mais aconchegante ao ambiente.

Caso seu consultório seja pediátrico, é interessante que as paredes tenham cores alegres e figuras divertidas para atrair a atenção das crianças.

Nos pisos, a escolha deve levar em consideração o tamanho do local: caso o ambiente seja pequeno, a adoção de uma tonalidade clara, como tons de cinza, pode ajudar a causar a impressão de amplitude.

Segurança e iluminação
Atentar-se ao acabamento dos móveis, pisos e objetos escolhidos pode evitar uma série de acidentes no local. O piso deverá ser antiaderente e com desnível, para facilitar o escoamento de água. Se você atende crianças, é importante que não haja objetos pequenos ou pontiagudos de fácil alcance. Além disso, é importante se atentar ao acabamento da mobília, para que não haja acidentes com cortes ou arranhões, por exemplo.

É essencial que o local seja bem iluminado, mas cada ambiente exige um nível diferente de iluminação. A sala de espera, por exemplo, pode ter uma iluminação mais delicada para trazer um maior ar de conforto.

Cantinho do café
Uma dica extra é preparar um cantinho com café, chá e biscoitos para os pacientes se servirem na sala de espera. Além de distrair, é interessante oferecer essa opção para diminuir um dos fatores que podem causar mais desconforto no momento de espera: a fome.

Vigilância Sanitária
É interessante contratar um profissional para auxiliar no desenvolvimento desse projeto, pois além de nossas dicas, é importante também se orientar a respeito das regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde e as normas em vigor da Vigilância Sanitária.

 

Faça parte da nossa Newsletter e receba assuntos exclusivos
para impulsionar sua carreira médica.

 

x

Revista DOC nova edição

100% Gratuita

Faça seu download já