Dicas para lidar com o atendimento em meio à pandemia

Folder

Confira como orientar seus pacientes após o aumento no número de casos de Covid-19 no Brasil

Com o surgimento de novas variantes de Covid-19 e a grande transmissibilidade delas, o cenário da atual pandemia volta a gerar insegurança na população. O ano se iniciou com um expressivo aumento no número de casos e, apesar de a gravidade dos casos ter sido reduzida por meio da vacinação, um sentimento de incerteza foi instaurado novamente. Nesse momento, durante o atendimento nos consultórios e nas clínicas, é essencial reforçar para os pacientes a importância de seguir com as medidas de prevenção da doença, pois infelizmente a pandemia ainda é uma realidade.

Mesmo já sendo de conhecimento geral quais são os cuidados necessários para evitar a disseminação do vírus, grande parte da população reduziu as medidas de prevenção divulgadas desde o início de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Tal atitude, além de retardar o fim da pandemia, abre espaço para a propagação das novas variantes. Por isso, diante desse cenário, é fundamental que consultórios, clínicas e hospitais reforcem a continuidade de seguir todos os protocolos de segurança.

Também é importante salientar em suas consultas que tanto você quanto sua equipe estão atentos e se importam com o cumprimento das normas. Não se trata apenas de relembrar quais são os cuidados a serem tomados. É essencial ressaltar a necessidade de cada um fazer a sua parte. O Universo DOC separou algumas dicas para ajudar você a lidar com o atendimento nesse momento. Veja a seguir.

  1. Mantenha seus pacientes informados.
    Consultas presenciais:
    Desde o início da pandemia, a população teve muitas dúvidas e, por mais que haja informações nas mais diversas plataformas e em todos os lugares que frequentamos, escutar o que os médicos e profissionais da Saúde têm a dizer sobre a situação pandêmica é a forma mais convincente de esclarecer as questões que foram levantadas. Por isso, é fundamental que, no momento do atendimento, você oriente seus pacientes.
    Para manter seu consultório seguro, também é importante que estejam disponibilizados, em pontos estratégicos e de fácil localização, álcool em gel e placas informativas, com os devidos procedimentos a serem realizados para evitar o contágio pelo vírus.

    Consultas on-line:
    Por mais que nesse formato de atendimento não haja contato físico e o distanciamento esteja sendo respeitado, é interessante relembrar aos seus pacientes quais são os cuidados necessários e, principalmente, que precisamos que cada um faça sua parte no combate ao vírus.

    Confirmação da consulta presencial:
    No momento de confirmar a consulta, caso opte por informar os cuidados a serem tomados no consultório, é fundamental que essa comunicação seja clara e cuidadosa para não gerar insegurança no paciente.

  2. Peça o apoio da sua equipe
    Treinar adequadamente sua equipe e conversar com eles sobre a importância de manter os protocolos de higienização garantirá mais credibilidade aos seus pacientes. É essencial que não só você, mas todos os colaboradores encarem a situação com seriedade. Dessa forma, será mais provável que seus pacientes entendam a necessidade de manter os cuidados e respeitem as normas. Veja abaixo algumas dicas para direcionar seus funcionários.

    Informe todos os cuidados que eles deverão ter no local de trabalho:
    Uso de máscaras, distanciamento social, utilização de materiais individuais e higienização de superfícies são alguns dos pontos que devem ser reforçados.

    Oriente sobre a postura a ser adotada:
    É essencial que, assim como você, seus colaboradores demonstrem que tomam todos os cuidados necessários. Além disso, é importante eles orientarem os pacientes sobre as regras que devem ser respeitadas naquele local, tanto para garantir a segurança da equipe quanto para proteger os demais.
    Não se esqueça das regras básicas: disponibilização de álcool em gel, distanciamento entre assentos e uso obrigatório de máscaras. Conscientizar a população é fundamental neste momento.

Faça parte da nossa Newsletter e receba assuntos exclusivos
para impulsionar sua carreira médica.

 

x

Revista DOC nova edição

100% Gratuita

Faça seu download já