Google Meu Negócio: como utilizar?

Mariana Lopes 5 minutos

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Descubra como criar sua conta e as vantagens de obtê-la

Hoje em dia, a tecnologia se tornou mais que uma grande aliada para os diversos tipos de negócios. Sua utilização se tornou essencial para o sucesso e visibilidade dos profissionais e seus serviços, independentemente da área a qual pertençam. Na área da Saúde não foi diferente, pois cada vez mais as pessoas buscam os consultórios, os médicos e os hospitais através da internet. Nesse sentido, existem ferramentas práticas e que garantem bons resultados para a captação dos pacientes, como o Google Meu Negócio (GMN).

Uma importante ferramenta virtual para o trabalho dos médicos, o GMN facilita a divulgação do seu serviço. Além disso, fornece informações importantes, como a localização do consultório, os dados de contato e permite direcionar o paciente para agendar uma consulta (caso o site do consultório possua essa função). A plataforma garante maior visibilidade virtual e permite disponibilizar uma lista de serviços realizados e imagens do local, para que os clientes possam visualizar o que encontrarão no consultório. É como uma ida à recepção sem sair de casa.

Outra vantagem de utilizar o GMN é que ele disponibiliza informações interessantes sobre o comportamento dos visitantes do seu website. Além de ser um grande aliado para o marketing digital, o perfil no Google Meu Negócio é bem simples de ser criado. Por isso, essa é uma ferramenta indispensável para facilitar a divulgação do seu serviço.

Para realizar seu cadastro, acompanhe o passo a passo abaixo:

  1. No computador, faça login para gerenciar seu perfil da empresa.
    Nesta etapa você deverá informar seu e-mail e senha para ter acesso ao gerenciamento de contas.
  1. Faça login na sua Conta do Google ou crie uma. Depois, clique em Próxima.
    Caso você ainda não possua uma conta no Google, será necessário criá-la. Para isso, basta informar o nome e sobrenome, criar um endereço de e-mail e senha.
  1. Insira o endereço da empresa ou rede. Depois, clique em Próxima.
    É importante que o endereço informado esteja completo e as informações sejam revisadas, pois os clientes encontrarão o consultório através dele. Caso a empresa não possua uma localização física, mas atenda a uma determinada região, você poderá selecionar uma área de cobertura.
  1. Escolha como sua empresa será exibida no Google Maps.
    Após criar sua conta, o nome da sua empresa estará disponível no Google Maps, indicando que seu serviço está disponível naquele local.Caso receba seus clientes em endereço físico, siga estas instruções:
    1. Digite seu endereço comercial;
    2. Selecione Próxima. Se você também atende clientes fora do endereço comercial, pode informar as áreas de cobertura;Caso não receba clientes no endereço comercial, siga estas instruções:
    1. Digite seu endereço comercial;
    2. Na parte inferior, clique em Entrego produtos e presto serviços para meus clientes e selecione Próxima;
    3. Informe suas áreas de cobertura e clique em Próxima novamente.
  2. Pesquise e selecione uma categoria de negócios. Depois, clique em Próxima.
  3. Insira um número de telefone ou URL do site e clique em Concluir.
    Esta é uma etapa que merece atenção especial. Sempre que seus dados de contato forem alterados, retorne ao gerenciamento de contas para atualizá-los, pois é a partir deles que grande parte dos clientes agendarão as consultas.  
  1. Selecione uma opção de verificação. Recomendamos que você revise suas informações antes de pedir a verificação.
    Para que sua conta seja criada com sucesso, revise cada uma das informações antes de realizar a verificação. Após revisar, siga estas instruções para verificar a conta:
    1. Para fazer a verificação agora, localize na parte superior o banner vermelho e clique em Verificar agora.
    2. Para fazer isso depois, clique em Verificar mais tarde, em seguida, em Mais tarde.
    3. Se você não tiver permissão para gerenciar o perfil da empresa da rede em questão, encontre a pessoa na sua organização que tem autorização e continue o processo.

Importante: ao registrar uma nova empresa, pode ser que exista o perfil de uma empresa antiga no mesmo local. Não tente reivindicá-lo. Em vez disso, sugira uma edição para que a empresa antiga seja marcada como fechada. Em seguida, crie um novo perfil.
Seguindo esse passo a passo, sua conta no Google Meu Negócio estará criada e seu consultório terá maior visibilidade nas buscas.

Mantenha seus dados sempre atualizados!
Não se esqueça de atualizar seus dados de contato, localização e serviços sempre que for necessário. Dessa forma, a probabilidade de seus pacientes te encontrarem é muito maior, pois além de facilitar a comunicação, essa estratégia transmite profissionalismo e cuidado na relação entre o médico e o paciente.

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