6 dicas para participar de congressos virtuais

Prepare-se para o evento e aproveite como se estivesse presencialmente. Confira as dicas

Folder

A covid-19 trouxe diversos desafios e restrições, alterando a dinâmica de trabalho de muitos profissionais da saúde. Além disso, durante esse período de pandemia, muitos eventos científicos ou foram cancelados ou migraram para o ambiente online. Muita coisa precisou mudar e os congressos virtuais se tornaram mais comuns e a principal alternativa para a continuidade da troca de conhecimento científico e socialização profissional.

Por isso, é essencial se organizar profissionalmente para aproveitar ao máximo todos os eventos e congressos médicos que estão por vir. Confira abaixo as dicas que o Universo DOC separou para você aproveitar ao máximo os eventos.

1. Planejamento

O evento começa muito antes do primeiro dia. O estudo e a preparação com antecedência são primordiais para aproveitar da melhor forma um congresso online. Saiba quem são os palestrantes e participantes, pesquise as aulas de cada dia do evento para não perder as aulas que considera mais importantes. Quando o congresso é virtual, é possível se programar para continuar trabalhando e fechar na agenda os horários das aulas que deseja assistir.

E atenção: a conexão com a internet é imprescindível nesse cenário, ou seja, tenha uma rede estável. Se possível, dê preferência a conexão via cabo.

2. Seja assertivo

Provavelmente, terão algumas sessões no congresso que você não vai conseguir participar. Cabe voltar na primeira dica, que fala sobre planejamento, pois é válido colocar na balança e priorizar as palestras e sessões que contribuam diretamente para o seu desenvolvimento profissional e sejam fiéis aos seus objetivos. Além disso, procure por informações sobre a disponibilidade das aulas depois do evento.

3. Bate-papo online

Divulgue em suas redes sociais que você fará parte de um congresso online. Hoje em dia está cada vez mais necessário ter presença na rede.

Geralmente, são criadas páginas nas redes sociais e hashtags em alusão aos eventos. Muitos informes são dados através desses canais.

Além disso, muitos eventos estão desenvolvendo aplicativos próprios com espaço para discussões. Aproveite esse ambiente para debates, maior aprofundamento do tema e para socialização com os outros participantes.

4. Networking

Com evento online e distanciamento social é possível fazer novos contatos? Claro que sim!

Busque saber se a plataforma do evento virtual que você está participando possibilita a interação com outros participantes. Se sim, adicione pessoas que estavam no congresso online, disponibilize o seu contato e não tenha medo de estar aberto a novos ciclos profissionais.

Mais uma vez, relembrando a necessidade da primeira dica. Prepare um rápido discurso para se apresentar, saiba quem serão os palestrantes e pesquise sobre a carreira de cada um.

5. Anotação

As tecnologias que permitiram que os congressos fossem para o “online” são as mesmas que você vai usar para assistir e absorver ao máximo o conteúdo ministrado da melhor forma possível.

Use todos os recursos tecnológicos que estiverem ao seu alcance. Notebook, tablets e aplicativos de gravação de voz. No online é mais fácil de gravar, ver e rever tudo o que foi dito.

Mesmo com toda essa tecnologia, o bloquinho de notas e caneta continuam sendo importantes para quem está acompanhando o congresso online.

6. Foco no congresso e na sua saúde

Geralmente, esses congressos online duram algumas horas e com a grade de horário um tanto apertada. Prepare-se para ficar algumas horas em frente à tela e tenha sempre um copo de água e um lanchinho ao lado.

Congresso presencial ou online?

Diferente do congresso presencial que demanda diversos espaços físicos, o digital aproveita a abrangência que o ambiente virtual fornece. Por exemplo, em eventos regionais, é comum que o público se restrinja apenas à região. Se esse mesmo congresso regional for feito virtualmente é capaz de gerar maior abrangência sobre o tema, inclusive contar com colaboração de participantes de outros estados ou países.

O potencial dos congressos online está na possibilidade de alcance do público, sem depender de deslocamento e sem um limite de participantes, em alguns casos.

Alguns benefícios de eventos online:

  • Alcance: quem estiver com conexão na internet poderá assistir ao congresso, não importa onde estiver no mundo;
  • Custo mais acessível: no digital, alguns custos são mais baixos ou nem existem. Deslocamento, hospedagem e alimentação, por exemplo;
  • Flexibilidade e conteúdo: a sua apresentação pode ser gravada, ser vista e revista mais vezes, pode se tornar um curso ou até mesmo um conteúdo para suas redes sociais;

Gostou das dicas sobre congressos virtuais? São fáceis de aplicar e vão melhorar bastante seu aproveitamento do evento.

Faça parte da nossa Newsletter e receba assuntos exclusivos
para impulsionar sua carreira médica.

 

x

Revista DOC nova edição

100% gratuita

Faça seu download