[__]

Título de especialista: benefícios à remuneração

Por:

Nayara Simões

- 07/05/2021

título de especialista

Você sabia que possuir um título de especialista (TE) também é uma grande vantagem econômica? De acordo com um estudo divulgado pela empresa Medscape em 2019, a remuneração de um médico especialista é significativamente maior do que a de um generalista. A pesquisa revela ainda que a tendência é que essa diferença aumente ainda mais, o que deixa evidente a promoção de benefícios à remuneração de quem decide se especializar.

Segundo o primeiro levantamento, realizado em 2017, a média calculada entre os participantes mostrava que 17 mil reais separavam a renda bruta de quem possuía título de especialista da renda dos generalistas. Dois anos depois, essa diferença subiu para 55 mil reais. Veja a seguir os dados mais recentes:

  • Generalistas: R$ 175 mil
  • Especialistas: R$ 230 mil

Fonte: Medscape

Quando questionados se consideravam a remuneração recebida justa, a pesquisa também revelou diferenças. Apesar de menos da metade dos participantes responder sim, 40% dos especialistas e 35% dos generalistas se declararam satisfeitos. Já em relação a se escolheriam a mesma especialidade, 76% dos médicos que possuíam título responderam afirmativamente, enquanto apenas 26% dos generalistas tomariam a mesma decisão.

Além dos dados já apresentados, é preciso ter em mente que, com a alta competitividade do mercado, ter um título de especialista é um grande diferencial. Isso porque esses profissionais também encontram maiores possibilidades de atuação.

Toda essa realidade revela seus efeitos na escolha de cada médico que se forma na universidade. Segundo a Demografia Médica no Brasil 2020, em janeiro do ano passado, do total de 478.010 médicos em atividade no Brasil, 61,3% deles possuíam um ou mais títulos de especialista. Nesse cenário, apenas 38,7% não tinha título em nenhuma especialidade.

Algumas das vantagens garantidas pelo TE à remuneração:

  1. Diferencial/vantagens em concursos: essa é uma grande vantagem para quem decide se especializar, visto que muitos concursos garantem grande estabilidade econômica. Além disso, muitos servidores públicos têm a garantia de benefícios vitalícios.
  2. Possibilidade de credenciamento junto a algumas operadoras de planos de saúde: esse é um dos principais pontos que tornam o título atrativo financeiramente. Isso porque as operadoras só aceitam esses profissionais ou garantem uma melhor remuneração aos especialistas.
  3. Possibilidade de participar de seleções para fellowship: esse tipo de bolsa garante mais conhecimento ao médico e, assim, complementa e enriquece os currículos. No mercado atual, fellowship pode ser um grande atrativo para contratações.
  4. Melhores reajustes na Saúde Suplementar nesse setor, os reajustes são determinados com base na acreditação. Nesse sentido, vale evidenciar que o título de especialista é considerado uma forma de acreditação, segundo a lei 003, de 24 de junho de 2014.