Como usar e-mail marketing na clínica médica

Bárbara Mello 4 minutos

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Você sabia que o uso de e-mail marketing no seu negócio pode ajudar a concretizar um relacionamento mais próximo com seus pacientes? Apesar do crescimento de outras formas de comunicação digital, como as mensagens por aplicativos, o e-mail ainda é efetivo na comunicação com alguns grupos e com boa parte dos clientes. O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing mais indicadas para divulgação, com um retorno efetivo.

É por meio dessa ferramenta que um diálogo é estabelecido com o público, principalmente quando se usam mensagens personalizadas e disparos para públicos segmentados. Na área da Saúde, ao utilizar o e-mail marketing para promover os serviços de sua clínica ou consultório e estabelecer um canal de comunicação com os pacientes, é possível aumentar a satisfação deles com o seu serviço.

Dicas para o preparo do e-mail marketing

  • Leve assuntos atrativos aos leitores;
  • Coloque o nome do destinatário no assunto do e-mail;
  • Seja objetivo e coeso no conteúdo;
  • Utilize linguagem coloquial;
  • Leve em consideração os melhores dias e horários para envio.

Motivos para usar e-mail marketing na clínica

Visibilidade

Atualmente, a maioria das pessoas está constantemente conectada à internet, seja pelo celular, computador ou outros dispositivos. Com isso, elas podem ter contato com o conteúdo que você enviará ao checar seus e-mails. É dessa forma que você pode conquistar a atenção de atuais clientes, divulgando seus serviços.

Baixo investimento e bom retorno

Outras formas de marketing – principalmente os métodos mais tradicionais de divulgação (como anúncios em jornais) – demandam um maior investimento financeiro. Com o e-mail marketing é diferente. Na verdade, o que é mais importante aqui é o conteúdo. Enviar informações relevantes e de qualidade fará com que você conquiste o público-alvo, e existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para automatizar as mensagens.

Segmentação do público-alvo

Quando o cadastro do paciente é solicitado, além do e-mail pelo qual ele receberá sua comunicação, é preciso obter autorização dele para o envio posterior de mensagens. Com base nos dados que ele fornecer, será possível segmentar a dispensação de informações, enviando conteúdos diferenciados e personalizados a cada tipo de público. Dessa forma, existe mais assertividade, o que pode impactar positivamente a forma como seus pacientes percebem os seus serviços.

Principais usos do e-mail marketing

Lembretes de retorno

O e-mail marketing pode avisar o paciente sobre a necessidade de retornar para mais uma consulta. Por meio dessa mensagem, você pode reforçar a importância de cuidar da saúde e sugerir o agendamento.

E-mails transacionais

A mensagem pode ser disparada para agradecer o cliente pela preferência ou oferecer algo de valor (como dicas adicionais para o cuidado com sua saúde) para mantê-lo engajado.

Newsletter

Útil para enviar informações pontuais como mudanças de horário, férias e outras questões que são relevantes para os pacientes. Também é interessante quando se cria uma periodicidade, para que se crie um hábito de o cliente receber as informações.

Pesquisa de satisfação

Entender o que seus pacientes pensam de seu serviço é importante para mantê-los. Entenda o que eles buscam para otimizar os processos na sua clínica. O ideal é que a pesquisa seja feita em plataformas próprias para esse fim. O e-mail pode ser importante para divulgar a pesquisa junto aos pacientes.

Aniversários e datas comemorativas

Uma simples mensagem parabenizando o paciente pelo seu dia de aniversário pode aumentar a satisfação dele em relação aos seus serviços, fidelizar sua marca e posicioná-la de forma mais efetiva.

Novos serviços

Pode ser utilizado caso você precise anunciar aos clientes que passará a oferecer um novo tipo de serviço na sua clínica (como um exame, por exemplo), entre outras novidades.

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