Meu 1º consultório: estratégias iniciais de marketing

Nayara Simões 4 minutos

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Ao abrir um consultório, várias dúvidas podem surgir em sua mente. “Onde devo abrir meu consultório? Como devo estruturar o local? Vale a pena ser credenciado a um plano de saúde? E junto ao SUS? Devo fazer parte de alguma cooperativa?”. Essas são algumas das questões que surgem para tornar esse momento ainda mais desafiador. Por isso, o Universo DOC preparou uma série de reportagens sobre os principais temas a se ter atenção nessa fase tão importante na carreira. No conteúdo de hoje, abordaremos um dos aspectos mais importantes para alcançar sucesso e crescimento nesse momento: as estratégias iniciais de marketing. Acompanhe a seguir.

Estratégias de marketing

Ao decidir abrir um novo consultório, estabelecer quais canais e estratégias de marketing serão utilizadas é muito importante. Isso porque essas estratégias podem promover o seu negócio, fortalecer sua marca e captar e fidelizar pacientes. Ou seja, pode-se dizer que o marketing será um dos principais aliados do seu primeiro consultório.

Nesse sentido, entre algumas vertentes do marketing, enaltecemos a existência de duas estratégias que poderão impactar sua carreira de forma positiva nesse novo período:

  • Marketing digital;
  • Buzz Marketing.

É nítida a importância do marketing tradicional no mercado em geral e na rotina de um novo consultório ou uma nova clínica. Porém, outras estratégias têm sido capazes de atingir um número cada vez maior de pacientes.

Marketing digital

No caso do marketing digital, as possibilidades são inúmeras. De maneira geral, esse tipo de marketing pode chegar em milhares de pessoas. Tudo isso por meio de estratégias que alcançarão o público-alvo de determinado serviço de maneira mais ampla e assertiva.

Inserido nesse contexto de marketing digital está o Inbound Marketing. Esse tipo de estratégia se baseia no conceito de atração e visa captar clientes por meio de conteúdos de qualidade, SEO e investimentos em redes sociais, por exemplo. Nessa nova realidade, interromper o usuário do ambiente digital com propagandas incômodas não é mais uma opção.

Com o Inbound Marketing, você pode promover seu consultório ao criar um perfil nas redes sociais, um blog ou um canal no YouTube que atraia o seu perfil de paciente de forma eficaz. Nesse modelo, a qualidade não pode ser negligenciada e é fundamental buscar conhecimento sobre as principais novidades do ambiente digital. No caso das redes sociais, a criação de um perfil interativo e que permita o engajamento dos pacientes é fundamental.

Estabeleça metas digitais. Você também pode investir em um site e/ou blog e desenvolver conteúdos sobre os temas que mais interessam o seu público. Palavras-chave, frases curtas e objetivas e títulos atrativos podem ser bons aliados para posicionar seu conteúdo no topo das ferramentas de pesquisa como o Google.

Buzz Marketing

Outra área que chama atenção dos empreendedores da saúde há décadas é o Buzz Marketing. Ele é focado em indicações/recomendações e depende do nível de satisfação que você promove aos seus pacientes. Esse tipo de estratégia é muito importante, pois, com a grande concorrência no mercado da saúde, ele ainda é um grande captador de pacientes.

Nesse modelo, características do atendimento definirão se um paciente irá ou não indicar o seu trabalho a outras pessoas. Essa indicação pode ocorrer pessoalmente (a familiares e amigos) ou no ambiente digital (por meio de avaliações e comentários positivos em publicações). Vale lembrar que, independentemente da forma pela qual é feita a indicação ou avaliação, um agradecimento a quem indicou ou avaliou seu trabalho é sempre importante. Isso pode, inclusive, ser um incentivo a novas indicações.

Tenha em mente que, como uma das estratégias iniciais de marketing, o Buzz Marketing se sustenta no atendimento. Portanto, contrate pessoas qualificadas, treine sua equipe e invista em conforto e engajamento com o paciente. Nesse momento, simpatia e acolhimento são características muito valorizadas no mercado, capazes de não apenas captar, mas fidelizar um indivíduo.

Para ter acesso a dicas sobre como contratar uma boa secretária que possa ajudá-lo a alcançar um nível elevado de satisfação e indicações, acesse aqui.

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