O ciclo do atendimento e a jornada digital do paciente

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A experiência do paciente com o atendimento mudou. A internet reconfigurou a forma pela qual uma pessoa procura um especialista e facilitou o acesso de diversos indivíduos à informação. Nesse sentido, o paciente está mais exigente e busca os melhores atendimentos para sua condição, de acordo com critérios pessoais e financeiros. Com o ambiente digital, o mercado tornou-se ainda mais competitivo, e estar no topo das pesquisas faz muita diferença nos resultados obtidos por um profissional em sua carreira. Ao levar em consideração a grande transformação que envolve a busca por atendimento em Saúde, o Universo DOC preparou um infográfico que detalha o processo de digitalização da jornada do paciente. Veja a seguir.

jornada digital

Mas e se o paciente quiser ser atendido por Telemedicina?

A pandemia de Covid-19 proporcionou diversos impactos ao setor da Saúde. Pacientes e médicos, que antes se encontravam presencialmente, foram impossibilitados de ter esse contato. Hoje, o que antes era incerto, tornou-se realidade e tem revolucionado a forma de prestar e receber atendimento. A Telemedicina conquistou seu espaço, como uma opção segura para o atual momento vivido pela sociedade.

Resumidamente, o momento da consulta deve ocorrer em um Ambiente Virtual de Atendimento (AVA) – um consultório virtual certificado. Plataformas como Google Meet já oferecem opções para esses atendimentos e cumprem as exigências legais para essa modalidade. Algumas operadoras de saúde também oferecem plataformas próprias para o teleatendimento.

No momento da consulta, o paciente se conecta com o médico por meio de vídeo e explica sua condição. O atendimento segue como habitual, mas não deve substituir a consulta presencial quando necessária. Após o atendimento, a prescrição pode ser encaminhada ao paciente por e-mail ou outros meios eletrônicos.

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