5 motivos para participar de congressos médicos

Folder

Apesar da importância do aprendizado teórico, é preciso entender que faz parte da formação médica sair um pouco das salas de aula e explorar novos territórios. Nesse cenário, existem diversas atividades que o jovem médico pode realizar para aproveitar ao máximo um curso de graduação, como participar de congressos médicos, simpósios e seminários, por exemplo.

Em geral, os congressos médicos são encontros com profissionais que contam com palestras, apresentações e workshops práticos sobre um determinado tema. A participação em um congresso médico se torna fundamental para que o médico consiga reciclar os seus conhecimentos e adquirir as informações mais atualizadas sobre o que está sendo discutido em sua especialidade.

Em sua maioria, os congressos são realizados presencialmente e contam com profissionais renomados relacionados à especialidade organizadora do evento. Porém, durante a pandemia, as sociedades médicas tiveram de se reinventar e ressignificar o conceito dos congressos. E, com isso, elas encontraram uma solução: os congressos on-line, facilitando ainda mais a adesão dos jovens médicos.

Por isso, separamos uma lista com os principais motivos para participar de congressos médicos. Confira!

1. Atualização profissional

A Medicina é uma área que exige de seus profissionais atualização constante. Nesse quesito, os congressos podem ser uma carta na manga. Esses eventos, em geral, são organizados por sociedades de especialidades com o intuito principal de divulgar as novidades relacionadas a sua área de atuação. Em muitos casos, os congressos são também a forma de apresentar para a mídia e a população em geral as descobertas mais relevantes na área da Saúde.

 

2. Possibilidade de networking

Essa é claramente uma das maiores vantagens dos congressos médicos. Por reunir médicos renomados de diversas localidades, os congressos são uma boa oportunidade de se aproximar de profissionais que você admira há tempos, mas ainda não tinha tido a chance de iniciar uma conversa.

Porém, é importante que essa rede de contatos seja cultivada mesmo após o congresso. Por isso, mantenha a comunicação, seja por e-mail, seja por telefone, para que essa relação proporcione de fato um benefício em seu crescimento profissional.

3. Encontro com fornecedores

Esses eventos contam com a presença de diversos representantes da indústria farmacêutica, que, por sua vez, encontram nessas ocasiões a oportunidade de estreitar laços com a comunidade médica. Dessa forma, é uma possibilidade de conhecer esses fabricantes, as novidades que oferecem, seus diferenciais e saber se há alguma vantagem em uma futura parceria.

Esse ponto também deve ser levado em consideração por médicos mais experientes, visto que, durante esses eventos, eles podem avaliar cada produto com cautela, diferentemente do que ocorre no dia a dia, quando representantes procuram os consultórios ao longo do expediente, o que impede uma conversa mais aprofundada.

 

4. Oportunidade de ouvir diferentes pontos de vista

Essa dica vale tanto para estudantes quanto para jovens médicos e profissionais mais experientes. Como dito anteriormente, a Medicina exige atualização constante. Então pode ser que você utilize uma teoria como base e não percebeu que ela já foi atualizada.

Nos congressos, é comum ver rodas de debate, nas quais cada palestrante apresenta pontos de vista distintos e, assim, opiniões mais diversas, informadas e substanciais são formadas. Uma dica: acompanhe a natureza dessas discussões, inclusive por meio de uma pesquisa preliminar de textos e outros trabalhos que os palestrantes tenham publicado, para se manter atualizado.

5. Recebimento de certificados

Pode não parecer, mas certificados de participação em eventos ainda têm seu valor. Além de aprimorarem seu currículo, são essenciais para quem quer seguir carreira acadêmica, atuar como professor, participar de mestrado e outros processos seletivos que exigem prova de títulos.

Além disso, muitos cursos de graduação exigem que o aluno cumpra determinadas horas de atividades complementares, que podem ser validadas por meio desses certificados.

Compartilhe
x

Revista DOC nova edição

100% gratuita

Faça seu download