[__]

Entretenimento na sala de espera é possível (e não custa caro)

Por:

Bárbara Mello

- 17/03/2021

sala de espera

A sala de espera da clínica ou do consultório pode ser considerada o cartão de visitas do médico. O local tem papel importante para quem aguarda o atendimento e, por esse motivo, deve ser bem estruturado com o intuito de oferecer conforto e uma recepção agradável aos pacientes.

Vivemos cada vez mais de forma imediatista, portanto, esperar por um atendimento que estava previamente agendado pode ser motivo de estresse para algumas pessoas, levando a desistências, caras feias e reclamações.

É por isso que, além de proporcionar um espaço funcional, a clínica também deve oferecer opções de entretenimento para que o paciente e seus acompanhantes possam se distrair enquanto aguardam a consulta. Isso também ajuda o paciente a se sentir aliviado caso esteja apreensivo e quando a espera é longa, o que pode influenciar positivamente no momento do atendimento.

Também existem pacientes que, por precaução, preferem chegar mais cedo. Com isso, acabam tendo bastante tempo livre antes de serem atendidos e é importante que estejam disponibilizadas algumas opções de distração para essas pessoas.

Um consultório bem preparado não deve transmitir a ideia de um local repleto de pessoas doentes à espera de atendimento. A recepção deve ser vista como um lugar de acolhimento. Acredite, tudo isso é avaliado pelo cliente e pode fazer o diferencial na experiência do paciente, principalmente no momento de cogitar retornar ao seu serviço e indicá-lo para outras pessoas.

Os principais atrativos na sala de espera

 Jornais e revistas: embora estejamos em uma era digital, ainda são opções que podem ser consideradas. Atente-se a disponibilizar materiais atualizados e de acordo com o público que recebe no consultório.

 Televisão: é importante escolher a programação ideal que atenda, ao máximo, ao perfil de todos.

 Música: recomenda-se que a música seja calma, alegre e, se possível, de gosto da maioria. O volume deve ser moderado, caso contrário, pode irritar o paciente.

Internet: disponibilizar a senha de Wi-Fi para os pacientes enquanto aguardam a sua vez ajuda-os a se distrair, se informar ou resolver questões pessoais e de trabalho por meio de seus smartphones.

 Brinquedos e jogos: ideais principalmente para consultórios que realizam atendimento infantil. As opções devem atender a variadas faixas etárias, mas lembre-se que objetos muito pequenos podem ser perigosos para crianças mais novas. Opte por brinquedos atóxicos, coloridos e sempre fáceis de limpar, já que são utilizados por várias crianças.

 Alimentos e bebidas: água, café, biscoitos e afins podem ser um diferencial para o paciente antes do atendimento, principalmente em casos de atraso no início da consulta. Disponibilize produtos de qualidade e atente-se à quantidade, pois quando estiverem terminando é necessário fazer reposição.

Conteúdos exclusivos: já pensou em falar um pouco mais sobre você e seus serviços para os pacientes? Quanto mais eles souberem sobre sua jornada e experiência, mais confiança depositarão em seu trabalho. Essas informações podem ser disponibilizadas em panfletos ou em vídeos na televisão, por exemplo. Esse conteúdo também pode abordar assuntos sobre a especialidade na qual você atua, sintomas sobre determinadas condições, diagnóstico, tratamento e a importância da consulta médica para avaliação.