[__]

Saúde digital: como você utiliza ferramentas tecnológicas no dia a dia?

Por:

Bárbara Mello

- 04/03/2021

saúde digital

A Associação Paulista de Medicina (APM) realizou uma pesquisa em 2020 com o intuito de avaliar a “saúde digital”, ou seja, de que forma médicos brasileiros utilizam ferramentas tecnológicas em seu dia a dia. A pesquisa contou com a participação de 2.258 profissionais, das 55 especialidades reconhecidas no país.

Entre as cinco principais especialidades com participação no estudo (Clínica Médica; Cardiologia; Ginecologia e Obstetrícia; Ortopedia; e Neurologia), 60,54% dos participantes eram homens e 39,46% mulheres. A base de dados contemplou médicos associados da APM e, ainda, de outras associações médicas parceiras.

Benefícios à saúde da população

Quando perguntados se consideram que o sistema público de saúde pode ser beneficiado com novas ferramentas tecnológicas digitais capazes de diminuir as filas de espera por um atendimento especializado, a maioria respondeu que sim (90%). O mesmo percentual de participantes também considera que as novas tecnologias digitais, que possuem alto padrão de segurança e ética, podem ajudar a melhorar a saúde da população.

Já em relação à telemedicina, 70% dos participantes da pesquisa acreditam que é possível ampliar o atendimento médico além do consultório, permitindo a segurança dos dados e a privacidade entre médico e paciente.

O sistema público pode ser beneficiado com novas ferramentas digitais?

Tecnologias digitais são seguras e podem ajudar a melhorar a saúde?

A telemedicina pode ampliar o atendimento além do consultório?

Ferramentas tecnológicas no dia a dia do médico

Fora do atendimento na clínica ou no hospital, a maioria dos médicos utiliza o WhatsApp com mais frequência na interação com o paciente e/ou com familiares. Já em relação à frequência do uso dessas ferramentas, grande parte dos participantes afirma utilizá-las diariamente.

Com quais ferramentas você se comunica com os pacientes?

Com que frequência você utiliza essas ferramentas?

Grande parte dos profissionais afirma utilizar algum tipo de tecnologia para armazenamento de dados dos pacientes (62%), apesar de uma parcela significativa responder que não (38%). As tecnologias de dados e informação utilizadas para isso são:

Quais tecnologias de dados você utiliza?