[__]

Como gerir melhor o tempo e aumentar sua produtividade?

Por:

Bárbara Mello

- 24/02/2021

tempo

Seja na vida pessoal ou na vida profissional, a gestão eficiente do tempo e das atividades diárias pode ajudar o médico a aumentar sua produtividade. Trata-se de profissionais que têm uma rotina muito agitada e repleta de compromissos. Isso faz com que, muitas vezes, médicos não consigam realizar todas as atividades que gostariam devido à vida corrida que têm.

Contudo, um bom planejamento do tempo e das tarefas diárias pode possibilitar maior aproveitamento e desempenho profissional. Para isso, é preciso estabelecer prioridades e traçar metas. O autoconhecimento e o alinhamento das tarefas da vida pessoal, profissional e acadêmica são fundamentais nesse processo.

Com o objetivo de aproveitar o tempo da melhor maneira possível, é preciso que você organize suas atividades diárias, semanais e/ou mensais de forma que atenda às suas necessidades e capacidades. De nada adianta planejar o inalcançável. Isso também pode ser motivo para frustração. Respeite os limites que possibilitem o trabalho de qualidade.

Vilãs do tempo

Procrastinação: Por mais que exista planejamento, em alguns momentos é possível que as atividades não sejam realizadas conforme o esperado, e um desses motivos é a procrastinação. Essa é uma das maiores vilãs da produtividade do médico. Adiar tarefas importantes e desempenhar outras atividades desnecessárias pode acontecer quando nossas pendências não são tão prazerosas. É preciso estar constantemente atento às prioridades e ter foco em cumpri-las, deixando de lado a procrastinação.

Redes sociais: Não há como negar que as redes sociais são muito importantes para a divulgação dos serviços médicos e o fortalecimento da relação médico-paciente. Quando corretamente utilizadas, elas ajudam muito no desenvolvimento da carreira. No entanto, gastar muitas horas do dia utilizando essas redes para publicações que têm como foco outros assuntos que não os que agregam valor à prática profissional pode gerar perda de tempo e frustração.

“Prevendo” os imprevistos

Por mais que as tarefas sejam planejadas, algumas vezes é necessário lidar com situações de urgência que podem aparecer de surpresa. O surgimento de pacientes em situações de emergência, por exemplo, pode levar o médico a alterar o planejamento das atividades de um determinado dia. Contar com uma equipe de competência e confiança que possa ajudar com imprevistos é fundamental para lidar com tais situações.

Além disso, caso possível, reserve alguma parte do tempo livre ao planejar as tarefas de um determinado dia ou semana para ser usado caso precise se reorganizar ou lidar com o surgimento de imprevistos. Mesmo que nenhuma situação inesperada aconteça, você pode utilizar esse tempo livre para adiantar outras tarefas ou se dedicar a atividades de lazer.

Gerenciamento do tempo na prática

  • Controle: antes de tudo, entenda de que forma seu tempo está sendo utilizado, monitorando a rotina e entendendo, dessa forma, como será possível trabalhar de maneira eficaz.
  • Registros: anote dias e horários para as suas tarefas, mensurando prazos e volumes das atividades. Para isso, utilize uma agenda ou aplicativos que possam oferecer esse serviço.
  • Prioridades: muitas vezes nos vemos diante de tantas atividades que fica difícil definir o que é necessário finalizar primeiro. Portanto, pense estrategicamente e tenha senso de urgência para definir o que pode realizar.
  • Autoconhecimento: respeite os seus limites antes de acrescentar muitas tarefas na sua agenda.
  • Seja digital: utilize ferramentas em seu consultório ou clínica que fazem você otimizar tempo no dia a dia, como prontuário eletrônico, agendamento on-line e prescrição digital.
  • Aprendizados: além das atividades necessárias, reserve também um tempo para estudos. Aprender coisas novas é um ótimo investimento em você mesmo.