[__]

Panorama da Mastologia: uma especialidade em ascensão

Por:

Thais Novais

- 05/02/2021

panorama da mastologia

A Mastologia é uma especialidade médica focada em cuidar, prevenir e tratar as doenças da mama. No Brasil, de acordo com os dados da última Demografia Médica publicada, que traz um panorama da Mastologia, a especialidade encontra-se em ascensão. Em 2010 foram recebidos 67 novos residentes de R1, já em 2019 o número subiu para 115, um aumento de aproximadamente 75%.

Atualmente, a especialidade conta com cerca de 2.500 mastologistas espalhados pelo país: são aproximadamente 1,19 especialistas para cada 100.000 habitantes. A classificação por gênero é bastante equilibrada, sendo 48,5% homens e 51,5% mulheres.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil. A cidade com maior número de casos da doença no país é Recife, em Pernambuco. O estado conta, atualmente, com 92 especialistas, mas possui o maior número de vagas de empregos devido à alta prevalência dos casos.

A Mastologia é uma especialidade em alta e considerada uma das mais bem pagas no Brasil, com salário médio mensal variando entre R$ 8 e R$ 10 mil, para uma carga horária de 20 horas semanais.

Veja abaixo um panorama da Mastologia com alguns destaques da pesquisa Demografia Médica.

Fonte: Demografia Médica no Brasil 2020