[__]

Inglês técnico: por que é tão importante para o médico?

Por:

Bárbara Mello

- 13/01/2021

inglês técnico

O inglês é uma das línguas mais faladas do mundo, por mais de um bilhão de pessoas, e é considerada “língua universal”, pois é muito utilizada em ambientes que envolvem negócios, turismo, política e tecnologia. Na área da Saúde não é diferente. Entre os médicos, as habilidades em inglês deixaram de ser diferenciais e passaram a ser essenciais.

Esse conhecimento, quando apresentado e/ou desenvolvido até mesmo antes do início da faculdade, pode beneficiar o futuro médico em diversos aspectos. É possível ter um melhor aproveitamento dos estudos e acessar publicações em inglês, que muitas vezes possuem mais informações atuais e relevantes.

O que é inglês técnico?

Também chamado de inglês instrumental, é aquele utilizado em uma determinada área de atuação. Por isso, na Medicina, ele é representado por um vocabulário próprio, com termos específicos da profissão. Dessa forma, nem toda pessoa com bom conhecimento em inglês poderá compreender um conteúdo de maneira integral quando o inglês técnico é utilizado.

Então, além de ter um conhecimento do inglês como um todo, o médico deve conhecer as palavras e os termos relacionados diretamente com sua rotina profissional. No caso da Medicina ainda, deve-se ressaltar que até mesmo de uma especialidade para outra o inglês técnico já pode ter suas especificidades.

Atualização científica

O idioma é fundamental para ler sobre assuntos atuais e novas técnicas na área, pois a maior parte dos artigos científicos, inclusive on-line, está disponível em inglês. O médico brasileiro que deseja publicar seus artigos em revistas científicas precisará redigir uma versão do conteúdo também em inglês. Além de ser uma obrigatoriedade das principais publicações, a versão em inglês possibilita mais visibilidade ao conteúdo.

A produção de um texto baseado em pesquisa clínica ou em revisão bibliográfica também será sempre beneficiada pelo uso de materiais em inglês. Você com certeza encontra mais estudos em inglês, não importa qual seja o tema em questão.

Oportunidades internacionais

Não se trata de uma exigência, mas com certeza quem entende a importância do inglês no desenvolvimento pessoal e profissional consegue aproveitar melhor as oportunidades ao longo da carreira e, até mesmo, conquistar oportunidades de estudos e trabalhos internacionais.

A presença em workshops, simpósios, congressos e outros eventos no exterior também é mais bem aproveitada por quem possui um nível mais avançado de inglês. Assim, é possível atualizar-se sobre novas técnicas em sua especialidade e desenvolver networking com profissionais de outras nacionalidades.

Esse networking também pode abrir portas para outras possibilidades, uma vez que, ao entrar em contato com outros profissionais que atuam em países distantes, existe a chance de surgir um convite para alguma oportunidade que, na maioria das vezes, só poderá se concretizar caso você consiga se comunicar bem em outra língua, preferencialmente o inglês.

Médicos que desejam atuar com cuidados humanitários também precisam ter uma base de inglês para viajar o mundo oferecendo cuidados a indivíduos de diversos países.

Oportunidades em eventos

Com a pandemia de Covid-19, muitos eventos presenciais, inclusive internacionais, tiveram que ser adaptados para o mundo virtual. Ou seja, possibilitou que médicos brasileiros participassem de importantes eventos sem a necessidade de viajar para outro país ou continente.

E para aproveitar essa oportunidade, quem possui um bom nível de inglês técnico pode se favorecer ao acompanhar aulas e apresentações. Enquanto a situação continua, a tendência é que tais eventos persistam nesse modelo, ampliando a possibilidade de participação de médicos brasileiros.

O mesmo acontece em eventos nacionais quando há a participação de convidados internacionais. A troca de informações e opiniões sobre os mais diversos assuntos é claramente mais favorecida quando ambas as partes conseguem se comunicar bem na mesma língua, e essa língua, na maioria das vezes, é o inglês.

De forma geral, então, tanto quem deseja atuar apenas em âmbito nacional quanto para quem deseja conquistar melhores oportunidades em outros países, o inglês torna-se elemento-chave na carreira profissional.