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6 frases que todo paciente deve ouvir de um médico

Por:

Nayara Simões

- 09/01/2021

frases

Saber as frases que o paciente deve ouvir para que uma consulta periódica tenha os efeitos desejados nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso equilibrar o conhecimento técnico com a sensibilidade de perceber quando uma pessoa precisa de um pouco mais de atenção ou se ela não está se sentindo confortável. Portanto, é essencial lembrar que a Medicina deve ir além do simples contato entre o médico e a doença de seu paciente. Ela alcança sentimentos e percepções, com uma preocupação real com o próximo.

A seguir, você pode conferir seis frases que todos os pacientes devem ouvir nas consultas médicas. O texto, adaptado para a realidade brasileira pelo Universo DOC, é parte de uma publicação de autoria do médico norte-americano James Glazer, que atua na área de Medicina da Família.

1- “Seja bem-vindo”

Todos os pacientes têm a opção de escolher com qual médico irão se consultar. Pequenas atitudes, como dizer ao paciente que ele é bem-vindo ou demonstrar isso com ações simples durante o atendimento, podem fazer a diferença entre o paciente voltar ou não. Isso também interfere nos relatos aos amigos sobre a boa ou má experiência que ele teve durante a consulta.

2- “Você consegue”

Dar poder aos seus pacientes não é simplesmente passar a responsabilidade de tomar decisões para eles. Os pacientes também precisam saber que podem ter sucesso e o médico deve confirmar isso. Alguns pacientes são bem mais pessimistas do que o necessário. Por exemplo: estudos mostram que conseguir parar de fumar está relacionado com o número de vezes que a pessoa ficou tentada a desistir.

Portanto, os pacientes concluem que as recaídas no passado significam que ele falhará novamente. O recomendado, então, é preparar o paciente para o sucesso, por meio de mensagens como “você consegue”. Ajudá-los a sentir o médico como seu “torcedor” é fundamental. Esse é um apoio que pode fazer uma grande diferença.

3- “Você tem alguma dúvida?”

O típico relacionamento médico-paciente está se redefinindo nos últimos anos. Hoje, os pacientes vão aos consultórios armados com inúmeras informações vindas da mídia de massa ou da internet. Estes mesmos pacientes agem em causa própria, ao dizer, em muitos casos, que tratamento preferem.

Por isso, esclarecer dúvidas é fundamental para garantir uma boa compreensão. Os médicos que incentivam seus pacientes a aprender sabem que, assim, estão reforçando a satisfação, os resultados e os relacionamentos sólidos.

4- “Se alguma coisa inesperada acontecer ou você piorar, me avise o mais rápido possível”

Falhas e erros médicos assustam qualquer profissional, pois, junto com eles, caminha o temido processo. Mas há uma forma simples de se prevenir: convide os pacientes a dar notícias. Isso pode ser feito facilmente e tornar-se uma estratégia de sucesso. Obviamente, é preciso lembrar que existem outras ações que o médico deve ter em seu dia a dia para se precaver desses processos.

Falar com o paciente da necessidade de comparecer com regularidade ao consultório, além de uma boa medida defensiva, é bom para o tratamento. Ele se sente mais seguro e, se algo ruim acontecer ou ele piorar, não ficará na dúvida se deve entrar em contato com o médico. Tenha certeza de que você deu ao paciente a permissão para entrar em contato quando precisar. Assim, vocês dois poderão dormir mais tranquilos à noite.

5- “Eu me importo com você”

Muitos médicos, ainda hoje, não veem a Medicina como um trabalho, mas sim como um sacerdócio: o motivo pelo qual eles vão ao trabalho todos os dias, fins de semana ou passam noites em plantões é que eles se importam com cada paciente. Por isso, além desse cotidiano, verbalize ao seu paciente o quanto ele é importante. Expressões orais podem encorajá-los a persistir no autocuidado ou podem suavizar uma notícia ruim que o médico tenha a dar.

6- “Obrigado por ter vindo”

Essa mensagem fecha o ciclo iniciado na primeira dica. Ao expressar o simples reconhecimento pela visita do paciente, o médico transmite uma mensagem de que se importa com ele e que o espera para as próximas consultas. Afinal, se o médico decora a sala de espera e oferece uma rede wi-fi na recepção, é porque deseja oferecer um ambiente mais confortável possível. Ao agradecer pela visita, o médico também cria um ambiente emocional confortável.