Como anda a qualidade do seu sono?

Não é algo incomum nos depararmos com profissionais que, devido à rotina corrida e ao estresse do trabalho, acabam tendo o sono prejudicado e, muitas vezes, sofrem com a insônia. Para os médicos, isso é ainda mais comum. Por conta dos horários incertos e das diversas emergências típicas da profissão, eles acabam, então, deixando de lado a própria saúde, o que inclui o sono. Afinal, como anda a qualidade do seu sono?
De acordo com o pneumologista Gabriel Rozin, que estuda e atua na abordagem das interfaces da Medicina do Estilo de Vida, o sono é um momento crucial de restabelecimento do organismo. Isso porque ele é responsável pela redução dos níveis de estresse metabólico e emocional, do tônus simpático, da pressão arterial e da frequência cardíaca, menor resistência à insulina, melhor metabolismo de lipídios, consolidação das memórias e aprendizados, entre outros benefícios. “Uma rotina de sono saudável é fundamental para consolidar a estratégia de prevenção e firmar hábitos saudáveis”, enaltece o profissional.
Melhorando a rotina do sono
Os médicos estão entre os profissionais que colecionam alguns dos piores índices em vários aspectos de estilo de vida saudável: alto índice de sobrepeso e obesidade, sedentarismo, depressão, burnout, dependência química, álcool, altas taxas de suicídio e, é claro, má qualidade do sono. “Altos níveis de estresse frequentemente relatados pelos médicos certamente contribuem para uma pior qualidade do sono”, alerta Rozin.
De acordo com o especialista, é possível melhorar a qualidade do sono aplicando algumas técnicas na rotina. “É recomendado diminuir os estímulos luminosos e sonoros à noite, reduzir o uso de aparelhos eletrônicos (especialmente telas de LCD), fazer uma refeição leve (predominantemente vegetal) e buscar atividade de relaxamento, como meditação. Essas atitudes, portanto, podem melhorar a qualidade do sono, trazendo mais sensação de descanso e qualidade de vida”, exemplifica.
O que é Medicina do Estilo de Vida?
Como abordado anteriormente, Gabriel Rozin estuda e atua na abordagem das interfaces do estilo de vida sobre a Saúde, uma abordagem em Medicina Preventiva que prioriza as intervenções comportamentais para prevenção, tratamento e reversão de doenças crônicas.
Ela aborda seis pilares fundamentais da saúde:
- Nutrição saudável, recomendando uma dieta predominantemente vegetal, integral e natural, minimizando ou eliminando alimentos de origem animal e processados;
- Atividade física regular e vida ativa;
- Saúde do sono;
- Controle de tóxicos, como álcool e tabaco;
- Saúde mental, com controle de ansiedade, depressão e burnout;
- Saúde social, cultivando conexões sociais significativas e uma rede de apoio efetiva.
É evidente a importância de uma rotina saudável de sono na vida de um médico. Por isso, conheça algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono:
- Tenha um horário regrado, na medida do possível;
- Evite cochilos durante o dia;
- Pratique exercícios físicos;
- Durma em um local confortável e de preferência escuro;
- Evite bebidas à base de cafeína;
- Coma coisas leves antes de dormir;
- Não fique na cama se estiver sem sono;
- Evite celular e aparelhos luminosos na hora de dormir.