Como ter uma página profissional no Facebook e no Twitter

Saiba como estabelecer sua prática médica em duas das redes sociais mais utilizadas na atualidade

Nayara Simões 5 minutos

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Não existem dúvidas de que as redes sociais vêm transformando o relacionamento entre as empresas e seus clientes. Atualmente, a internet garante oportunidades para diversas áreas profissionais, inclusive a Medicina, e, dessa forma, é preciso escolher os melhores canais para divulgar sua prática. Ao criar uma página profissional em redes como Facebook, Twitter e Instagram, é possível alcançar os pacientes que você já possui e atrair novos, ampliando a divulgação do trabalho.

Para que os resultados em sua página sejam positivos, é necessário investir na publicação de conteúdo relevante e bem estruturado. Além disso, desenvolver um ambiente favorável de comunicação com os seguidores é essencial. As redes sociais têm maior ou menor penetração junto a diferentes parcelas do público, e essa análise é fundamental para que o trabalho seja efetivo. Por isso, entenda como criar uma página profissional no Facebook e no Twitter para ter a chance de divulgar sua atividade no mundo digital e expandir sua visibilidade no mercado.

Noções básicas da conta

Sempre diferencie suas páginas pessoais das profissionais. Ou seja, é essencial ter uma página em que estarão seus familiares e amigos mais próximos, diferente daquela em que estão seus colaboradores, colegas de trabalho e pacientes. Manter dois ambientes não é fácil, mas é necessário para não misturar os assuntos e para evitar problemas.

Após isso, o primeiro passo para criar uma conta profissional, tanto no Facebook quanto no Twitter, é entrar na página inicial de cada rede e se inscrever. No Facebook, é preciso ter uma conta pessoal para vinculá-la a sua página profissional; já no Twitter é possível criar uma conta individual. A seguir, você deve escolher e-mail, senha e nome para as páginas. Ao concordar com os termos de uso, você pode partir para o próximo passo e definir algumas configurações das contas.

Fotos e descrição

As fotos, de perfil e de capa, podem ser definidas a seu critério, mas devem representar sua prática. Podem ser fotos suas ou do consultório. Dê preferência a imagens com boa resolução e visualização. Na descrição, é possível fazer um breve resumo de seu trabalho, além de inserir um link para o site da empresa, endereço, contato e horário de funcionamento. Também é importante usar palavras-chave que facilitem a procura dos pacientes e permitam que eles encontrem suas páginas rapidamente.

Outras configurações

Nas duas redes, é possível associar as contas a um número de celular, além de receber notificações por e-mail. Com isso, quando um novo usuário começa a acompanhar suas redes, além de interagir por meio de comentários, “curtidas”, compartilhamentos, replies ou retweets, você recebe uma notificação, podendo, assim, visualizar quem está acompanhando suas páginas e até mesmo agradecer quem está ajudando a compartilhar suas publicações.

Administração

Nessa etapa, você deve selecionar quem será o responsável por administrar as suas páginas. O recomendável, se possível, é que você tenha um profissional da área, pois, além de administrar, a pessoa deverá publicar conteúdo, interagir e sanar as dúvidas de seus seguidores. E, claro, todas essas etapas devem ser supervisionadas pelo médico.

Hora de publicar

Após ter passado por todas as etapas anteriores e definir as configurações de suas contas, é hora de divulgar seu espaço, começar a publicar conteúdo e se comunicar com os seguidores. Além de textos, o Facebook e o Twitter permitem o uso de fotos, vídeos, GIFs, links e sistema de localização. Quando os internautas têm a oportunidade de acessar conteúdos elaborados por especialistas, eles sentem mais confiança no que estão lendo.

Além disso, a comunicação por meio das redes sociais ajuda a criar um vínculo de afinidade entre o médico e o paciente. Outro fator de importância é a confiabilidade, que é mais valorizada quando os clientes observam avaliações e comentários positivos, pois, assim, depositam mais confiança no trabalho do profissional. Não esqueça que suas páginas devem estar sempre ativas para que a visibilidade delas evolua!

Anuncie suas publicações

Essa etapa é essencial para quem busca visibilidade. Atualmente, um dos métodos mais utilizados para alcançar um público maior é a utilização de anúncios em redes como Facebook e Instagram. No Facebook, essa ferramenta permite que você pague uma pequena taxa em troca de um maior alcance para publicações. Mas lembre-se sempre que esses anúncios devem estar dentro das regras estabelecidas pelo Código de Ética da profissão.

Crédito da foto: quka / Shutterstock.com

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