Especial Dia do Alergista: veja panorama da especialidade

Folder

O Dia do Alergista é comemorado em 14 de dezembro, data que marca também o aniversário de fundação da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), que ocorreu em 1946. Para homenagear todos os profissionais da área, preparamos um panorama com dados sobre a especialidade no Brasil.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que apenas no Brasil, cerca de 35% da população sofra de algum tipo de alergia. Um dos tipos mais comuns é a respiratória, que tende a se agravar durante o inverno. Além disso, outras alergias como as de pele, alimentares, a picadas de insetos, a medicamentos etc. também afetam grande parte da população.

O alergista, responsável por interpretar e realizar diagnósticos e tratamentos relacionados às patologias alérgicas, é de suma importância para o manejo de tais condições, sobretudo as crônicas, que levariam muitos indivíduos a óbito caso não fossem tratadas. Por isso, desde que foi estabelecida, a especialidade á uma das que apresenta maior desenvolvimento, ainda mais no que diz respeito a área de pesquisas.

dia do alergista

De 2015 a 2018, houve crescimento de 9,28% do número total de especialistas no Brasil. A média de idade desses profissionais é de 48,8 anos e em relação à média do tempo de formado a média é de 24,1 anos.

 

Compartilhe