[__]

5 aplicativos que todo profissional da Saúde deve conhecer

Por:

Julia Lins

- 01/12/2020

aplicativos

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano médico, sendo crucial para auxiliar na assistência em saúde. Além disso, os dispositivos móveis ganham cada vez mais reconhecimento profissional na Medicina. Uma pesquisa revelou que 91% dos médicos entrevistados possuíam um smartphone e 88% usavam seus aparelhos móveis e aplicativos com frequência no cenário clínico.

Esse fato é comprovado por meio dos aplicativos, que podem ser acessados no momento da consulta, sendo aliados do médico. Portanto, trata-se de uma forma de o profissional ter acesso a importantes informações na definição de condutas e tratamentos. Além disso, essas ferramentas podem auxiliar no melhor planejamento de operações do estabelecimento de modo geral.

Por isso, listamos 5 aplicativos médicos que lhe ajudarão a usar a tecnologia a seu favor:

CID-10 Pro

Com esse app, é possível consultar o código CID (Classificação Internacional de Doenças) de forma rápida e simples. Com mais de 12 mil itens do código CID, o aplicativo é atualizado pelo Datasus, o departamento de informática do Sistema Único de Saúde.

Seu uso é bem simples. A partir de um sistema de busca inteligente, o usuário consegue localizar a informação desejada de diversas maneiras. Além disso, o aplicativo também permite salvar os itens mais utilizados como favoritos e monta um histórico de patologias do código CID acessadas recentemente.

Case Medical Research

Esse aplicativo é uma ferramenta gratuita para acompanhar as novidades e as pesquisas em diversas especialidades médicas. Disponível em diversos idiomas, o Case Medical Research reúne milhares de revistas médicas como Lancet e PubMed, oferece áudios, transcrições e vídeos, além de ter acesso a mais de 19 milhões de artigos.

Dessa forma, o usuário pode criar notificações personalizadas para receber atualizações sobre novas pesquisas que correspondem aos seus temas de interesse.

CliniCalc

A CliniCalc é uma calculadora médica que tem o objetivo de facilitar a realização de cálculos complexos e lembrar pontuações, escalas, classificações e outras informações úteis.

Com mais de 200 ferramentas, ele permite calcular déficit hídrico, manejo de infusão, taxa de produção urinária, variação no sódio, área corporal, entre outros. Além disso, permite ao usuário armazenar suas fórmulas favoritas, encontrar as usadas recentemente e pesquisar fórmulas por palavras-chave ou descrições curtas.

Medscape

O Medscape leva para a palma da mão do médico informações sobre todas as doenças conhecidas, com diagnósticos, tratamentos e exames. Além disso, há também uma seção com notícias sempre atualizadas do mundo da Medicina. O aplicativo já contabiliza mais de 5 milhões de usuários no mundo todo e é reconhecido pela Food and Drugs Administration (FDA).

Figure 1

Esse aplicativo, todo em Português, permite que o médico compartilhe e opine sobre casos com profissionais de 190 países, prezando sempre pela privacidade da identidade do paciente. O médico pode enviar fotos de pacientes e exames para a equipe do Figure 1, que seleciona os casos de acordo com as diretrizes do aplicativo. Assim, os milhões de profissionais podem opinar e discutir cada situação.

E você, já usou algum desses aplicativos?