[__]

No Dia do Anestesiologista, um panorama da especialidade

Por:

Bárbara Mello

- 16/10/2020

Atualizado: Mariana Tavares - 16/10/2023

O anestesiologista, que tem 16 de outubro como data comemorativa, é o profissional responsável por aplicar a anestesia, sedar, monitorar os sinais vitais e as reações do organismo durante a realização de procedimentos médicos, como cirurgias e exames diagnósticos. Mais que isso, ele deve entender a fisiologia e a farmacologia envolvidas no procedimento feito com o paciente.

📅 Em 16 de outubro de 1846, foi documentada a primeira intervenção cirúrgica realizada sob anestesia geral. Já no Brasil, de acordo com Lycurgo Santos Filho, a primeira anestesia geral com éter foi realizada em 25 de maio de 1847, no Hospital Militar do Rio de Janeiro, pelo médico Roberto Jorge Haddock Lobo. Então, para enaltecer a importância desse profissional, comemora-se o Dia do Anestesiologista.

Para marcamos a celebração dessa data especial, preparamos um panorama com dados atualizados da Anestesiologia no Brasil. Confira a seguir.

Segundo a pesquisa Demografia Médica 2023, publicada pela Associação Médica Brasileira (AMB), existem 29.358 anestesiologistas no país, o que representa 5,9% dos médicos especialistas

Distribuição de especialista