Dia do Anestesiologista: confira o panorama da especialidade

Folder

Em 16 de outubro comemora-se o dia do anestesiologista. Isso porque, nessa data, em 1846, foi documentada a primeira intervenção cirúrgica realizada sob anestesia geral. Já no Brasil, de acordo com Lycurgo Santos Filho, a primeira anestesia geral com éter foi realizada em 25 de maio de 1847, no Hospital Militar do Rio de Janeiro, pelo médico Roberto Jorge Haddock Lobo.

Antes de tal possibilidade, os recursos mais utilizados para amenizar dores durante cirurgias eram extratos de plantas com propriedade sedativa e analgésica, além do uso de bebidas alcoólicas e, na China, de acupuntura. De qualquer forma, ainda se fazia necessária a contenção do paciente.

Desde então, aconteceram muitas evoluções dos procedimentos anestésicos, desde o melhor preparo dos profissionais da área e da compreensão acerca de determinadas doenças até o melhor preparo dos pacientes. Com isso, consultas pré-anestésicas, drogas mais seguras e monitorização adequada no intraoperatório e no período pós-anestésico podem ser considerados fatores importantes para diminuição de complicações associadas a técnicas anestésicas.

Para homenagear todos os profissionais dessa área, preparamos um panorama da especialidade no Brasil. Confira a seguir.

A pesquisa Demografia Médica, publicada em 2018 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), aponta que existem 23.021 anestesiologistas no país, representando 6% dos médicos brasileiros. Em comparação com os registros da Demografia Médica de 2015, houve um crescimento de 10,1% no número de especialistas nessa área.

Compartilhe