[__]

SBCM lança campanha de valorização da especialidade

Por:

Universo DOC

- 01/10/2020

Por Nayara Simões

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) lançou uma campanha permanente em prol da valorização e da defesa da especialidade: #juntospelaClínicaMédica. De acordo com a entidade, o objetivo é sensibilizar profissionais de saúde, sociedade, acadêmicos e médicos de todas as especialidades para a importância do clínico no Sistema de Saúde brasileiro. Além disso, a campanha visa mostrar a relevância da atuação desses especialistas em prol do humanismo na Medicina e do fortalecimento da relação médico-paciente.

Segundo a SBCM, apoiar a causa é fundamental, considerando que o clínico é o especialista capacitado para oferecer atendimento global aos pacientes que buscam auxílio, com uso racional de exames laboratoriais. A sociedade também evidencia a capacidade que esses profissionais possuem de diagnosticar e tratar 70% dos pacientes.

Antonio Carlos Lopes, presidente da SBCM, acrescenta que o clínico possui embasamento para exercer qualquer uma das outras especialidades. “Ele tem o papel de integrador da prática médica, atuando em parceria com as outras especialidades pela construção de uma Medicina de qualidade, dedicada ao atendimento integral de qualquer paciente, independentemente de sua classe social, credo ou cor”, defende.

Com mais de 42 mil registros no Brasil, a Clínica Médica cresceu muito nos últimos anos e avança cada vez mais na Medicina. Segundo Lopes, a criação da SBCM, em 1989, proporcionou grande visibilidade e respeito à especialidade. “Isso graças a um trabalho intenso de conscientização realizado pela entidade junto aos colegas médicos e à sociedade”, explica.

A atuação para valorização, nos últimos 30 anos, existe para continuar esse trabalho e conta com o apoio de outras entidades, como a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). Por fim, o presidente também agradece o apoio das demais sociedades. “Novamente agradeço a todas as sociedades de especialidade que se ombreiam com a Clínica Médica e sem as quais não conseguiríamos cumprir totalmente nossos objetivos”, assegura.

Clique aqui e veja os dados do panorama da Clínica Médica.

Clique aqui e assista ao vídeo com o presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes.