[__]

Especial Dia da Secretária: 10 passos para valorizar a profissional

Por:

Márcia Campiolo

- 30/09/2020

dia da secretária

Em 30 de setembro, quando comemoramos o Dia da Secretária, muitas homenagens são dedicadas a elas, mas é importante que a sociedade também entenda melhor o papel e a importância dessas profissionais. Além disso, saber como motivar e valorizar a sua secretária é essencial para a rotina de trabalho.

Para alcançar sucesso, um médico precisa ter secretárias que realizam seu trabalho com competência, seriedade, humanidade e extremo profissionalismo. Muitas gostam do trabalho que realizam, mas, em alguns casos, podem não se sentir valorizadas. Por vezes, o motivo dessa situação reside no despreparo do médico para gerenciar sua clínica, assim como sua equipe, acabando por desmotivar as profissionais. Assim, nessa época dedicada a reverenciar essas profissionais, preparamos uma lista com passos para valorizar o trabalho da secretária.

Dicas para valorizar a secretária

  1. Procure reconhecer o importante trabalho da sua secretária. Expresse esse reconhecimento claramente, para que ela saiba que seu esforço está sendo percebido.
  2. Ao apontar erros, faça-o de forma construtiva, em particular, dialogando. Jamais levante a voz ou deprecie o trabalho. Transforme a situação em oportunidade de aprendizado.
  3. Ofereça oportunidades constantes de aprendizado à secretária, por meio de cursos e eventos voltados para o conhecimento e desenvolvimento profissional.
  4. Crie com sua secretária oportunidades de diálogo e troca de ideias sobre o andamento do consultório, problemas e soluções. Ouça o que ela tem a dizer e, sempre que possível, implemente suas sugestões.
  5. Oportunidade de crescimento existe em qualquer ambiente de trabalho, não importa se o médico tem uma única secretária como funcionária. Demonstre que o seu crescimento como médico também cria oportunidades para ela. O sucesso de um serviço de saúde e o consequente aumento da equipe podem levar àquela funcionária a oportunidade de assumir a liderança da equipe que está se formando.
  6. Rotatividade é sempre ruim. Valorize a profissional. Crie condições para que ela permaneça trabalhando com você durante muito tempo e que as novas contratações sejam para o aumento da equipe, não substituições.
  7. Ao contratar uma secretária, faça-o por meio de uma rigorosa seleção. Saiba que ela será um apoio fundamental para a sua carreira profissional. Assim, deverá ter o perfil de competências adequado àquilo que você deseja profissionalmente.
  8. Ao escutar queixas dos pacientes em relação a sua secretária, ouça o que eles têm a dizer, mas também dialogue com a funcionária sobre isso. Aborde a queixa com tranquilidade e respeito, para dar à reclamação um encaminhamento adequado.
  9. Prepare-se melhor para gerenciar sua equipe de colaboradores. Saiba que gerenciar recursos humanos é uma ciência complexa, mas extremamente necessária para o bom andamento de seu serviço de saúde.
  10. Não se esqueça: hoje, 30 de setembro, é o Dia da Secretária. Cumprimente-a, presenteie-a e comemore o dia dessa profissional fundamental para sua carreira.

Quero lembrar que, apesar deste artigo ter sido escrito no gênero feminino, faz referência, também, a todos os homens que, mesmo em menor número, exercem com muita competência e dignidade essa função. Então, a todas as secretárias e secretários do Brasil, deixamos aqui a nossa admiração e respeito.