[__]

10 aplicativos que todo médico deveria ter no celular

Por:

Universo DOC

- 10/09/2020

aplicativos médicos

É possível perceber a presença da tecnologia de forma cada vez mais ativa na rotina de todos os profissionais e, com os médicos, é claro, não poderia ser diferente. Os smartphones, de forma rápida e eficiente, proporcionam para esses
especialistas uma experiência otimizada no que diz respeito a diversos métodos rotineiros no âmbito da Saúde. Por isso, pesquisamos os aplicativos que mais ajudam o dia a dia do médico e facilitam diversos processos que envolvem a área da Saúde e a gestão da carreira profissional.

1- Medscape

O Medscape leva para a palma da mão do médico informações sobre todas as doenças conhecidas, com diagnósticos, tratamentos e exames. Além disso, há também uma seção com notícias sempre atualizadas do mundo da Medicina. O aplicativo já contabiliza mais de 5 milhões de usuários no mundo todo e é reconhecido pela Food and Drugs Administration (FDA).

2- Figure 1

Esse aplicativo, todo em Português, permite que o médico compartilhe e opine sobre casos com profissionais de 190 países, prezando sempre pela privacidade da identidade do paciente. O médico pode enviar fotos de pacientes e exames para a equipe do Figure 1, que seleciona os casos de acordo com as diretrizes do aplicativo. Assim, os milhões de profissionais podem opinar e discutir cada situação.

3- Google Agenda

Com uma interface simples e otimizada, o Google Agenda, além de permitir aos médicos organizar as suas tarefas e compartilhá-las com outros usuários (como secretárias, por exemplo), tem alertas personalizados e funciona tanto no modo on-line como off-line. Além disso, o aplicativo é gratuito e também reúne feriados e datas especiais, como partidas de futebol e outros esportes, ajudando o profissional a se planejar com mais antecedência.

4- Genéricos BR

Sendo um dos aplicativos médicos mais baixados no Brasil, o Genéricos BR tem o intuito de facilitar a vida dos profissionais, contendo uma lista com as opções de genéricos com base nos nomes populares das medicações. Afinal,
o grande número de fabricantes e possibilidades de medicações pode confundir até o mais experiente dos médicos.

5- Touch Surgery

Com esse aplicativo, o médico pode seguir o passo a passo de diversas cirurgias com uma incrível qualidade gráfica. Esse aplicativo é ideal para acadêmicos ou residentes que desejam ter uma ideia melhor dos procedimentos antes de colocar a mão na massa de fato.

6- Prognosis

Por meio de um jogo, é feita uma avaliação do desempenho do médico frente a um caso clínico. Há mais de 300 casos, de praticamente todas as especialidades médicas. Dessa forma, a discussão é colaborativa, tendo, ainda, um fórum para cada um dos casos.

7- QuickBooks Zeropaper

Controle as finanças do seu consultório com o QuickBooks Zeropaper. Além disso, é extremamente fácil de usar e possui uma versão grátis que atende a clínicas e consultórios muito bem.

8- Google Drive

Sem custos e sem burocracia, o Google Drive permite ao médico criar, editar e visualizar mais de 40 formatos de arquivos distintos, englobando Word, Excel e PowerPoint, tudo isso com um armazenamento na nuvem. Ou seja, o aplicativo possibilita ao profissional ter acesso a essas atividades em qualquer lugar do mundo, até mesmo do próprio smartphone, e a organizar os documentos em pastas.

9- Dr. Cuco

O objetivo desse aplicativo é melhorar a experiência de tratamentos médicos na vida de pacientes, por meio de lembretes de medicamentos, que contam com conceitos de gamification e inteligência artificial. O médico pode
prescrever um tratamento e o aplicativo faz a conversão da prescrição em lembretes úteis, para que o paciente seja estimulado a segui-la até o final.

10- Doctoralia

Médicos e pacientes podem utilizar este aplicativo. Os pacientes podem utilizar o Doctoralia para lembrar as datas e horários de consultas e retornos. Já o profissional pode usá-lo como agenda diária, facilitando a rotina de trabalho. Além disso, os pacientes também podem avaliar o médico por meio desse aplicativo