Instagram para médicos: 7 dicas para impulsionar seu perfil
Saiba como divulgar seus serviços por meio do Instagram sem infringir as normas do CFM

As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida do médico. Por meio delas, os profissionais da Saúde têm a chance de alcançar um público maior, além de levar conhecimento e fidelizar os pacientes atuais. Porém, entre as mídias digitais, uma se destaca: o Instagram.
Por que usar Instagram e como iniciar?
- Atualmente, o Brasil é o terceiro país no ranking do maior número de usuários no Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos e a Índia
- 60% dos usuários acessam o Instagram diariamente
- A base de usuários do Instagram cresceu mais de 300% nos últimos dois anos
Ao ingressar em uma nova mídia digital, várias dúvidas vão surgindo, como: Onde postar? Como postar? Qual é o melhor horário para postar? Que tipo de conteúdo irá agradar os meus seguidores?
Para lhe auxiliar com essas dúvidas iniciais, confira abaixo algumas dicas para impulsionar o seu perfil do Instagram:
1- Foque na qualidade das imagens
O Instagram atrai seu público por meio do visual – ou seja, quanto melhor a qualidade da imagem e seu apelo, melhor. Por isso, verifique a qualidade antes de postar e opte por imagens coloridas e objetivas para orientar seu público com uma linguagem simples e visual.
2- Mantenha a regularidade dos posts
O ideal é postar no feed e nos stories com frequência, para que o seu conteúdo esteja sempre em evidência para os usuários. Uma dica é sempre anotar as suas ideias e criar um cronograma de postagens.
3- Avalie as métricas e observe o comportamento dos seguidores
A verdade é que não há um horário certo para postar; por isso, é preciso avaliar as métricas do seu perfil e verificar quando os seus seguidores costumam entrar no Instagram. A partir daí, você conseguirá estabelecer os horários dos seus posts.
4- Cuidado com o que você pensa
Antes de começar a produzir conteúdo para o Instagram, é preciso ficar atento às regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) em relação à publicidade e ética médica. Por exemplo, é permitido fazer orientações gerais sobre doenças e publicar que realiza determinados procedimentos médicos.
No entanto, não é permitido fazer autopromoção ou publicar fotos de “antes e depois”. Por isso, é importante estar atento ao que é ou não permitido pelo CFM para não infringir as normas.
5- Use as hashtags de maneira correta
As hashtags são ferramentas valiosas quando utilizadas de forma correta. Ao publicar um post, pense nas palavras-chave relacionadas àquele conteúdo, pois isso fará com que sua publicação seja mais facilmente encontrada por pessoas que têm interesse naquele determinado assunto.
6- Interaja com seus seguidores
Não adianta ter seguidores, mas não ter engajamento. Curtir e responder todos os comentários do seu feed é essencial para o crescimento do seu perfil. Além disso, mostra empatia e identificação com o usuário, reforçando que você não está ali apenas para promover um serviço, mas principalmente para levar conteúdo relevante e atualizado.
7- Use e abuse das ferramentas que o Instagram oferece
Atualmente, o Instagram possui quatro ferramentas integradas em sua plataforma: feed, stories, IGTV e live. Por isso, Fernando Gomes Pinto, neurocirurgião, neurocientista e consultor da TV CNN listou as vantagens de cada uma delas.
Para o neurocirurgião, cada uma tem o seu papel e elas simulam a comunicação nos mais diversos aspectos – e isso pode ser explorado para falar sobre saúde para a população.
Confira abaixo:
– Feed
Por ser sua rede social pessoal, é mais aceitável postar fotos mais descontraídas, fora do ambiente de trabalho, mas sempre com uma mensagem que faça alusão ao seu serviço. No feed, Fernando recomenda que o médico poste conteúdos mais pontuais.
– Stories
Essa ferramenta é uma boa alternativa para se aproximar dos seguidores. Para Fernando, os stories devem ser usados para um conteúdo de memória de curto prazo. É interessante que o conteúdo para essa função seja mais dinâmico, pessoal e sem muitas formalidades.
– IGTV
As postagens em vídeo têm a maior taxa geral de engajamento, sendo 38% superior às postagens de imagem – portanto, o IGTV é uma ferramenta na qual vale a pena investir. Além disso, proporciona ao médico a possibilidade de explicar assuntos relacionados à saúde de forma mais detalhada para os pacientes, como desmentir fake news.
– Live
Um dos recursos mais novos do Instagram e, de acordo com o neurocirurgião, a melhor ferramenta para conseguir a atenção do público. Ao fazer uma live, todos os seus seguidores recebem uma notificação.
As lives são uma ótima oportunidade de responder às principais perguntas dos seguidores de maneira informal e sem a necessidade de equipamentos avançados.