DOC Responde: como divulgar com eficiência meus serviços médicos?

Universo DOC 2 minutos

Folder

O marketing é um conjunto de ferramentas e ações que, quando bem planejado, faz com que as empresas se tornem atraentes perante seus públicos-alvo, gerencia a comunicação, gera o valor para o produto ou serviço e, entre outras coisas, monitora o relacionamento da marca junto aos seus clientes. E na área da Saúde não é diferente.

É sabido que o marketing médico tem algumas limitações, mas isso não pode ser um empecilho para divulgar a marca do médico. Toda e qualquer ação de marketing e de comunicação passa, necessariamente, por dois questionamentos iniciais:

  1. Com quem, hoje, mesmo que de forma empírica, minha clínica se comunica?
  2. São essas pessoas (pacientes, formadores de opinião e influenciadores) o público com quem desejo ou preciso falar para levar meus serviços ao conhecimento do público que desejo atender?

O tamanho e o nível de detalhamento do plano de comunicação serão proporcionais ao tamanho e às necessidades da clínica. Entretanto, ele sempre será importante para evitar que aconteça o que chamamos de “comunicação por espasmos” – aquela que, em vez de ser um processo estabelecido nas rotinas do serviço, acontece como uma medida desesperada, quando o volume de atendimentos cai.

É importante lembrar que é crucial estabelecer um padrão de atendimento consistente com a proposta de valor da clínica, e isso compreende a uma boa comunicação. Então, fiquem atentos! Após avaliar o público a quem é dirigida a comunicação e identificar seus hábitos de uso de meios de comunicação – afinal, ela deve ir ao encontro de seus hábitos, e não esperar que o público desejado se adeque aos meios escolhidos pela clínica –, passa-se ao desenvolvimento da parte operacional, que, necessariamente, deve prever ações contínuas e informação relevante para seu público.

 

DOC Responde contou com a participação de Alice Selles, especialista em Marketing na área da Saúde

Compartilhe