[__]

Os segredos de Steve Jobs e o que eles têm a ver com você

Por:

Universo DOC

- 10/01/2020

Steve Jobs, o fundador da Apple, seguia à risca oito regras – que, hoje, são consideradas o segredo do seu sucesso. Para Ernesto Bedrikow, coordenador do Software Process Improvement Networking (SPIN) e professor da Faculdade Sumaré, muito do que o “rei dos gadgets” dizia serve para a sua vida. Inspire-se nestes valores:

1 – MOSTRE SUA PAIXÃO

Se você não for apaixonado por sua ideia, ninguém mais será. Jobs acreditava no que dizia, o que é mais importante. “É uma questão de lógica. Mas é preciso ir além e focar a motivação, para depois buscar uma estabilização”.

2 – FOCO EM VALORIZAR O SERVIÇO

Para um empreendedor, não há sentimento mais nobre do que melhorar a qualidade de vida das pessoas – ainda mais quando tratamos de um empreendimento médico. “Cito como exemplo um projeto no qual trabalho. Uma clínica decidiu oferecer tablets para o alerta de senhas. Em vez de avisos ruidosos, cada paciente recebe um gadget, e este possibilita não só visualizar a senha com tranquilidade, como informa a sala em que o paciente será atendido, além de dar acesso a sites e redes sociais. A ideia da clínica é assegurar a tranquilidade no atendimento, além de fidelizar o paciente, através do entretenimento”.

3- DESAFIE SEU TIME

Jobs podia ser autoritário, mas exigia de seus funcionários o suficiente para impulsionar seu crescimento. Aqui, vale a máxima da clareza e a importância de saber comunicar exatamente o que se deseja. “O verdadeiro desafio é seguir o que foi planejado. Seja criativo – só assim a sua estratégia será bem implementada”.

4 – MANTENHA TODO MUNDO NO CAMINHO

Empenhe-se ao máximo para nunca perder a noção do que é o mais importante. “É preciso trabalhar seguindo uma visão de conformidade, confiabilidade e competência. Sem foco, você acaba sendo muito diverso”.

5 – DEFINA AS PRIORIDADES CORRETAS

Se você souber e conseguir explicar o que é imprescindível, sua equipe o seguirá sem contestações. “Para definir um modelo, sugiro o uso da Matriz GUT, uma ferramenta muito usada pelas organizações para priorizar quais problemas devem ser solucionados, de acordo com sua gravidade, urgência e tendência. A grande vantagem da utilização desse recurso é o consenso. Seguindo esse fluxo e dando o tratamento correto aos riscos, fica mais fácil gerir os processos”.

6 – SAIBA INTERROMPER

Existe o momento em que é preciso ser objetivo. Seja um ouvinte paciente, mas saiba a hora certa de intervir – assim, economizará muito tempo e recursos. “Se você optar por esta estratégia, saiba que precisará ter muito tato e sensibilidade para saber os limites dos mapas mentais das pessoas”.

7 -APRENDA COM O PASSADO

“Esse, sem dúvida, é o maior ensinamento de Steve Jobs. Aproveitar os movimentos e as estratégias corretas é o ideal para canalizar a produtividade”.

8- FOCO NO POSITIVO

Sempre haverá muito o que fazer, mas lembre-se de olhar para trás, para o que já realizou – isso pode ser a motivação que você precisa para seguir em frente. “Para quem tem um negócio já consolidado e precisa melhorar sua representatividade no mercado, sugiro o uso da Matriz Fofa (Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça), cuja finalidade é detectar os pontos fortes e fracos de uma organização para torná-la mais eficiente e competitiva, corrigindo, assim, suas deficiências. Mais uma vez, insisto que estamos inseridos em um cenário que requer muito planejamento”.

Texto por Bruno Bernardino