[__]

Aluguel de consultório, coworking, e pay-per-use: qual opção escolher?

Por:

Bárbara Mello

- 13/05/2021

aluguel

Desde o momento em que decide atuar atendendo pacientes em consultório particular no início da carreira, e até mesmo depois disso, quando já está há anos na profissão trabalhando dessa forma, o médico pode ter dúvidas e mudar de preferência ou opção em relação ao espaço físico em que atua e de que forma alugar o local para o trabalho. Para quem não pode ter o próprio espaço, o aluguel é a melhor opção – prática bastante comum entre médicos que atuam em consultórios. Dessa forma, é possível ter um local personalizado para suas necessidades.

Mas, com isso, vêm também as responsabilidades de administração do espaço, seja alugado ou próprio, dentre elas:

  • Contas a pagar (luz, telefone, internet, água etc.)
  • Funcionários
  • Manutenções diversas
  • Gestão e administração
  • Contabilidade
  • Marketing
  • Entre outras

Por isso, preparamos um conteúdo para auxiliar o médico de consultório a compreender as diferentes formas de aluguel e analisar que opção é mais favorável. Confira a seguir.

Aluguel de consultório

Trata-se de uma das práticas mais tradicionais de aluguel, na qual é preciso arcar com todas as despesas do espaço alugado, mas ter o lugar inteiramente disponível para si mesmo. Aqui, existe maior independência em relação ao espaço; porém, os custos também são maiores.

Coworking

Modalidade em que se usa um espaço compartilhado, mas o profissional paga um valor pelo uso, usufruindo do local sem ter a preocupação de administrá-lo, pois isso será feito por quem está disponibilizando o espaço para você.

Pay-per-use

Existe a possibilidade de alugar o espaço apenas pelos horários em que, de fato, irá usufruir. Sendo assim, o médico reserva aquele espaço apenas para horários específicos em que sabe que já possui pacientes agendados ao longo da semana ou do mês. Dependendo da disponibilidade, a reserva pode ser feita com um dia de antecedência, por exemplo.

Uma opção ao jovem médico

O aluguel do espaço de trabalho é motivo de grande preocupação para o médico que se encontra em início de carreira. Isso porque é preciso se preocupar com diversas responsabilidades, documentações e detalhes que estão relacionados com a iniciativa de abrir o próprio consultório.

Outra preocupação nesse sentido pode estar relacionada ao fato de que, já que ainda está criando uma carteira de clientes e pode, por um momento, não precisar tanto do espaço alugado, o jovem médico busque opções diferentes para seus atendimentos.

Portanto, atuar em um espaço que não seja seu, mas que se encaixe no seu orçamento, torna-se prioridade. É necessário analisar as possibilidades e verificar o que o contempla da melhor forma

Tendências em época de pandemia

Com a pandemia de Covid-19, muitos modelos de trabalho tiveram que ser repensados, visando ao distanciamento social e às medidas sanitárias fundamentais para diminuir ao máximo a propagação do vírus. Por isso, até mesmo na área da Saúde, alguns profissionais que realizam atendimento particular ajustaram seu modo de atuação para receber pacientes da melhor forma sem ter que arcar com tantos prejuízos financeiros.

Nesse cenário, o modelo pay-per-use, por exemplo, pode se encontrar em alta, pois, diferentemente dos modelos de aluguel tradicional ou compartilhado, é preciso pagar apenas pelos horários em que se está utilizando o espaço. Por outro lado, quando se divide o espaço com outros profissionais, é necessário arcar com as despesas mesmo em horários menos movimentados ou sem pacientes.

Essa flexibilidade permite que o médico continue atendendo seus pacientes visando à qualidade, porém reduzindo custos em relação ao aluguel do consultório. O networking entre os profissionais que atuam no mesmo espaço também pode ser muito favorecido.

Sendo assim, pare para pensar em qual modelo pode gerar mais vantagens e compensação financeira e realize a escolha certa, tendo em vista os benefícios para o seu negócio, sua equipe e seus pacientes!