[__]

Telegram: entenda tudo sobre essa ferramenta

Por:

Bárbara Mello

- 22/03/2021

telegram

Cada vez mais pessoas vêm fazendo uso de um aplicativo que se torna popular no Brasil: o Telegram. Seu objetivo é enviar mensagens de maneira rápida e segura. Para se ter uma ideia da popularidade do aplicativo, em 2020 ele chegou à marca de 400 milhões de usuários mensais.

Mas você, médico, sabe o que é essa ferramenta e como ela pode ajudar na sua atuação profissional e no relacionamento com pacientes?

O Telegram é um aplicativo gratuito muito comparado ao WhatsApp devido a algumas similaridades entre os dois, mas que oferece alguns recursos diferenciados. Muitas pessoas, por já estarem habituadas com o WhatsApp, podem ter certa resistência em utilizar o Telegram.

Por isso é importante entender algumas funcionalidades que podem ser encontradas no Telegram e que diferem do WhatsApp, podendo tornar-se mais vantajosas do que o aplicativo “vizinho”:

  • Acesso simultâneo de diferentes dispositivos
  • Limite de envio de arquivos até 2 GB
  • Versão web independente que não exige conexão com o celular
  • Possibilidade de editar mensagens já enviadas
  • Sincronização contínua
  • Exclusão de mensagens sem que rementes sejam avisados
  • Armazenamento na nuvem
  • Uso de nome de usuário, sem necessidade de compartilhar o contato telefônico

Para os médicos, o Telegram pode ser uma ótima alternativa para conexão com os pacientes e fidelização de clientes. Mas você sabe a melhor forma de usá-lo a seu favor? Foi pensando nisso que preparamos esse conteúdo sobre as funcionalidades do aplicativo e principais vantagens para médicos.

Como criar uma conta?

  1. Baixe o aplicativo gratuitamente no Google Play (usuários de Android) ou AppStore (usuários de Apple).
  2. Preencha os dados exigidos: número telefônico, foto de perfil, nome de usuário, frase sobre você/seu negócio.
  3. Vincule um número (pessoal ou comercial). Para atuar de maneira mais profissional no aplicativo, opte por uma conta comercial (use o número do consultório).
  4. Configure suas preferências: notificações, sons, privacidade e chats.
  5. Com tudo feito, você pode começar a utilizar o aplicativo para interagir por meio de mensagens privadas, grupos ou canais de transmissão.

O que é possível fazer no Telegram?

Principais tipos de arquivos que podem ser enviados no Telegram:

  • Fotos
  • Vídeos
  • GIFs
  • Figurinhas
  • Links

Uma das funcionalidades mais notáveis do aplicativo é a possibilidade de criar grupos ou canais com milhares de participantes. Entenda a diferença entre os dois:

  • Grupos: podem ter até 200 mil pessoas, sendo possível definir alguns administradores, que serão os únicos a ter controle do grupo. É ideal para fazer com que os membros participem de enquetes, enviem mensagens/comentários e reajam as suas publicações. Você também pode mencionar usuários e utilizar hashtags.
  • Canais: número ilimitado de participantes; porém, ninguém além dos administradores do canal pode enviar mensagens. O que os membros do canal podem fazer é se inscrever, reagir às mensagens enviadas, participar de enquetes e enviar comentários. Ideal para disponibilizar os conteúdos de forma mais organizada e com uma quantidade mais restrita de mensagens.

Principais vantagens

Os conteúdos publicados no Telegram reforçam a sua imagem como autoridade no assunto e, ainda, ajudam a continuar o contato com o paciente pós-consulta ou a atingir novos clientes. Trata-se de uma ótima ferramenta para fidelização dos clientes e reforço do relacionamento.

Por meio de perguntas, enquetes e pesquisas, por exemplo, é possível motivar os pacientes a consumir os conteúdos postados no seu grupo ou canal e a interagir com você. Dessa forma, você recebe respostas rápidas e objetivas, além de conseguir um feedback dos clientes.

Além disso, não importa há quanto tempo um canal ou grupo foi criado, você pode fixar uma mensagem que considere relevante a todos no topo da página para que todos possam visualizá-la facilmente. As hashtags também permitem organização na comunicação, pois é possível, ao clicar em cada uma, visualizar todas as mensagens enviadas com essa mesma hashtag.

Além do relacionamento com os pacientes, o Telegram também é útil para manter grupos para tratar de assuntos profissionais relacionados à Medicina. Com isso, você pode compartilhar uma experiência com outros colegas de profissão e aprender com os relatos deles também. Debates gerais e novidades são os principais tópicos que podem ser discutidos no aplicativo. O networking também é favorecido.

O mesmo serve para os estudantes, que podem participar de grupos para conversar com outros alunos de Medicina, tirar dúvidas e compartilhar conhecimento. É uma ótima forma de crescimento e conhecimento profissional.

Agora que você percebeu as funcionalidades do Telegram, cadastre-se gratuitamente no aplicativo e aproveite as vantagens.